Vitória! Governo do Paraná publica promoções e progressões, conquistadas pela nossa luta

Na última quinta-feira (19), o governo do estado do Paraná publicou o Decreto 8.378 no Diário Oficial, garantindo a progressão por antiguidade e promoção por merecimento a servidoras e servidores que ocupam os cargos de promotor de saúde profissional, promotor de saúde execução e promotor de saúde fundamental, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR).

Em meio ao cenário de pandemia e ataques de Ratinho Jr ao serviço público, essa conquista foi fruto direto da mobilização da categoria.

No decreto estão listados os nomes de 2.182 servidoras e servidores da SESA-PR, que se enquadraram nas condições e foram abrangidos com a medida.

Veja aqui a listagem.

Mobilização e articulação

Aproveitando-se da pandemia do novo Coronavírus, em 2020 o governador Ratinho Júnior havia suspendido as promoções e as progressões de todo o funcionalismo estadual.

A luta do SindSaúde-PR e dos servidores rendeu frutos e conseguiu impedir o congelamento desses direitos para a categoria, envolvida diretamente no combate à Covid-19 desde o início da crise sanitária.

Assim como a luta por melhores condições de trabalho, pela nossa data-base e outros direitos, a luta pelas promoções e progressões sempre tem sido uma das prioridades do SindSaúde-PR. Levamos essas demandas à SESA-PR em mais de uma ocasião, fizemos campanha e também denunciamos o governo estadual, inclusive em manifestações públicas.

No dia último dia 15 de julho, realizamos um protesto em frente à Secretaria de Estado da Saúde, o que obrigou o secretário a ouvir as demandas da categoria que ele fingia ignorar.

Também foram realizadas articulações entre a diretoria do SindSaúde-PR e deputados estaduais, tanto de oposição (que sempre apoiam o funcionalismo) como da situação.

Mesmo parlamentares governistas entenderam que congelar nossos direitos seria uma imensa injustiça, diante de todo o esforço, da dedicação – e das perdas – da nossa categoria durante a maior crise sanitária de nossa história.

O SindSaúde-PR seguirá atento e mobilizado para continuar garantindo os direitos de nossa categoria, e também continuará apoiando as lutas do funcionalismo público para que todos os servidores e servidoras obtenham seus direitos e tenham condições dignas para atender às necessidades da população.

Fonte: SindSaúde-PR