NotíciasNotícias jurídicas

Vitória do SindSaúde-PR: CEI Cantinho Feliz não será fechado

E a mobilização falou mais forte. A tentativa do governo Ratinho Jr em fechar o Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho Feliz, que atende as filhas e filhos das servidoras e servidores da SESA-PR não prosperou graças efetiva ação do SindSaúde-PR e à mobilização e união da categoria

Em reunião com a diretoria do sindicato e a comissão de mães e de pais das crianças que seriam atingidas pela decisão do governo, a SESA-PR afirmou, nesta quinta-feira (11), que a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba garantiu que tem disposição política para municipalizar o centro de educação infantil. Representantes das duas esferas se reuniram ontem (10) para tratar emergencialmente do assunto.

Para isso, a SME precisa ter a cessão do espaço pela SESA-PR para que possa fazer a gestão, assumindo integralmente a unidade. Também serão abertas vagas para a comunidade, com a garantia da permanência das crianças que hoje lá estão, até o momento em que atingirem a idade para serem encaminhadas para outras unidades no ensino fundamental.

Ou seja: a SME assume o compromisso e a responsabilidade de manter todas as crianças que estão lá, inclusive aquelas recém inscritas. As atividades presenciais serão retomadas juntamente com as outras escolas, quando for publicado o decreto governamental de liberação.

A SESA-PR manterá o Centro de Educação Infantil Cantinho Feliz aberto até que seja regularizada e efetivada a municipalização. Haverá prorrogação dos contratos de pessoal e de insumos necessários para o funcionamento, até que o município assuma a gestão.

O próximo passo é a elaboração de um Plano de Municipalização e a cessão do terreno e de uso do espaço para o município.

Também foi constituída uma comissão com a participação do SindSaúde-PR e das mães e pais para acompanhar todo este processo. No dia 26 de fevereiro, será realizada uma reunião desta comissão e até lá o SindSaúde-PR continuará acompanhando de perto todo este processo de transição.

Vitória da mobilização

Logo que tomou conhecimento do problema, o SindSaúde-PR agiu rapidamente para impedir o fechamento Centro de Educação Infantil Cantinho Feliz, trabalhando junto com mães e pais. Relembre aqui a mobilização.

Fonte: SindSaúde-PR