Vem aí o segundo aniversário do calote

Quem não se lembra da pose do governador em 2015, quando veio com a história de ajuste fiscal? Ele dizia que era a única forma de seguir cumprindo os compromissos. O tempo passou, muito sangue foi derramado, muito imposto foi pago e aí está o governador, desrespeitando a lei do reajustes. No próximo dia 31 vamos receber pela vigésima quarta vez um contracheque menor do que a lei nos garante.

O SindSaúde, em conjunto com o FES – Fórum das Entidades Sindicais –, já provou que existe recurso para reajustar nosso salário. A previsão que o governo fez de arrecadação em 2017 foi superada. Para 2018 o que o governo estimou é ainda mais surreal. Mesmo com a economia crescendo no Brasil em torno de 2,5% em 2017, a equipe de Richa diz que a arrecadação será menor em um bilhão de reais.

Quando é pra fazer campanha eleitoral o governador diz que vai tudo bem, que o “Paraná é uma ilha de prosperidade”. Mas na realidade, na hora de fazer essa prioridade virar qualidade de vida para a população e para os trabalhadores, o discurso muda. Richa usa a mágica dos números pra dizer que investiu o mínimo em Saúde, mentira.

Calcule – Vamos calcular apenas o que Richa deve entre janeiro de 2017 e janeiro deste ano. Pegue o seu salário e digite na calculadora e multiplique por 7,3%. Esse é o valor que Richa não te paga todos os meses. Esse valor você multiplica agora por 13, referente aos doze meses e ao décimo terceiro. Para alguém que ganha R$ 4 mil por mês, por exemplo, o calote só de 2017 é de R$ 3.700. Quase um salário a menos.

Achou difícil calcular? Use o calotômetro e descubra em segundos quanto o governador te roubou em 2017.

E o que fazer? – Resistir, conversar com os colegas e participar do Sindicato. O primeiro grande debate já está marcado. É dia 17 de fevereiro, em Curitiba. É importante que você compareça e diga o clima do seu local de trabalho. O povo está contente com tamanho arrocho salarial? Está disposto a mudar essa realidade?

Venha, participe, ajude a organizar uma caravana de sua cidade!
Assembleia da brava gente
17 de fevereiro – às 8h30