SESA suspende fornecimento de refeições de trabalhadores 12 horas da Funpar

Após a suspensão do fornecimento de refeições para servidoras e servidores próprios e terceirizados que cumprem jornada de 8 horas, que passou a valer a partir da última segunda-feira (17), a SESA agora suspendeu a medida para as trabalhadoras e trabalhadores vinculados à Funpar com jornada de 12 horas, que trabalham em hospitais diretamente vinculados à Secretaria de Saúde.

A decisão da SESA coloca em maior risco ainda as equipes hospitalares, caso as servidoras e os servidores optem por trazer suas refeições no local de trabalho ou escolham se deslocar para estabelecimentos externos.

Publicado em abril, o memorando circular que implantou o fornecimento de refeições afirmava que a medida deveria vigorar durante o período de enfrentamento à pandemia. Ao que tudo indica, a pandemia de Covid-19 parece longe do fim, mas a Secretaria já se adiantou e cortou o fornecimento.

O SindSaúde-PR ressalta que a SESA, como órgão diretamente ligado ao combate à pandemia, deveria dar exemplo, mantendo medidas preventivas já adotadas e implementando outras mais eficazes. No entanto, a Secretaria vem desmontando sucessivamente a tímida rede de proteção criada.

O SindSaúde-PR já protocolou ofício para que a SESA recue da medida e retome o fornecimento das refeições, diante do risco sanitário para servidores. O sindicato também solicitou audiência com o secretário da Saúde, Beto Preto, para tratar do assunto com urgência.

Fonte: SindSaúde-PR