Pressão faz votação da Reforma Administrativa em comissão ser novamente adiada

A votação da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) do governo Bolsonaro na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o tema foi adiada mais uma vez. Prevista para ser analisada na terça-feira (21), a proposta novamente foi alvo de grandes protestos na capital federal.

O relator do projeto na comissão, deputado Arthur Maia (DEM-BA), havia apresentado um texto substitutivo à proposta original, enviada pelo governo Bolsonaro, mas não havia certeza de que esse novo texto obteria os votos necessários para sua aprovação.

Maia havia se comprometido a enviar uma nova versão antes da sessão que estava agendada para 21 de setembro pela manhã, mas não o fez, optando por seguir negociando nos bastidores, com o apoio de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados e aliado de Bolsonaro.

Uma nova reunião da Comissão para debater o tema foi marcada para hoje (22), às 15h30. Para atender aos anseios do governo e do mercado, Arthur Lira queria colocar a PEC em votação no plenário até quinta-feira (23).

Protestos e mais pressão

Novamente, houve mobilizações de servidores, entidades sindicais e movimentos populares em Brasília, para que o projeto não fosse votado na Comissão Especial.

Na semana anterior também foram realizadas diversas mobilizações na capital do país, das quais o SindSaúde-PR fez parte.

Na manhã de ontem (21), centenas de manifestantes já estavam de prontidão no Aeroporto de Brasília, recepcionando os deputados que chegaram de avião.

Um pouco mais tarde, o número chegou aos milhares em frente ao Anexo II da Câmara, o que ajudou a mostrar a resistência popular contra o desmonte dos serviços públicos.

Essa movimentação que deve continuar com força até que a PEC 32/2020 seja definitivamente derrotada. Por isso, chamamos a categoria a continuar enviando mensagens aos deputados pela plataforma Na Pressão, pressionando para que eles defendem os serviços públicos e não ajudem a aprovar a Reforma Administrativa.

Fonte: SindSáude