Geral

Inscreva-se no curso básico do SindSaúde-PR sobre saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores da Saúde

O SindSaúde-PR tem identificado as situações que colocam em risco a saúde da trabalhadora e do trabalhador em hospitais e unidades de Saúde de todo o estado.

Por meio do acolhimento às servidoras e aos servidores, ouvimos relatos de servidoras e de servidores sobre práticas nocivas como o assédio moral, quantidade reduzida de profissionais em áreas importantes e condições precárias de trabalho.

Nossa diretoria tem o compromisso de atuar com firmeza em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores. Por isso, em parceria com Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (NESC-UFPR), o SindSaúde-PR realizará um “Curso Básico de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da Saúde”.

Estão abertas 100 vagas. Por causa da pandemia do novo Coronavírus, o curso será ministrado na modalidade Educação à Distância (EAD). As aulas começarão em 31 de outubro deste ano e terminarão em 22 de maio de 2021.

As servidoras e os servidores que se interessarem podem tirar dúvidas pelo telefone (41) 98849-2537.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário que está disponível neste link:
www.sindsaudepr.org.br/inscricao.

O curso tem carga horária de 46 horas. O certificado ficará disponível após o cumprimento de todas as atividades.

Objetivos

 Além de capacitar as lideranças locais e as servidoras e os servidores da Secretária de Saúde (SESA-PR), o curso tem como objetivo:

-Discutir os principais conceitos teóricos e práticos do campo da Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador

-Identificar os casos de adoecimento pelo trabalho, nos locais de trabalho, os processos protetores e destrutivos da saúde e realizar a Análise Coletiva de Trabalho por local de trabalho;

-Fomentar práticas de acolhimento e solidariedade no trabalho e discutir estratégias de promoção e prevenção da saúde nos locais de trabalho.

Metodologia

As aulas remotas e palestras serão realizadas com a utilização de videoconferência, ministradas por meio de exposição dialogada, problematização e contextualização da realidade, buscando a socialização de saberes e práticas entre professoras, professores, alunas e alunos.

Haverá 26 horas de aulas remotas (ao vivo), em oficinas online realizadas quinzenalmente, com 2 a 4 horas de duração, feitas por meio do sistema de videoconferência ZOOM.

Também serão realizadas 20 horas de atividades auto instrucionais, mediadas por material didático (leitura de textos ou artigos) e realização de tarefas.

Serviço

Curso Básico de Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da Saúde

Realização: SindSaúde-PR e NESC-UFPR.

Início: 31 de outubro de 2020.

Término: 22 de maio de 2021.

Carga horária: 46h.

Número de Vagas: 100.

Inscrição: pelo endereço www.sindsaudepr.org.br/inscricao

Certificação: A certificação estará disponível ao término do curso. Após cumprir todas as atividades, cada pessoa poderá solicitar e imprimir o seu certificado.