HOMENAGEM – Dia Nacional da Consciência Negra

Durante o mês de Novembro, a sociedade busca relembrar a todos a importância de combater o racismo em nosso país e promover a igualdade. E hoje (20), é o Dia Nacional da Consciência Negra!

Atualmente, o ódio e o preconceito se tornaram sentimentos muito admirados por pessoas poderosas, que exaltam a desigualdade e menosprezam os desfavorecidas e suas dificuldades. Por isso, essa data se torna tão importante, pois com ela podemos transmitir a mensagem de aversão aos tempos sombrios nos quais vivemos.

Esse dia foi criado em homenagem ao líder Zumbi dos Palmares, um grande símbolo de resistência no período escravocrata no Brasil. Sua morte na luta pelos direitos dos escravos foi o que inspirou a criação desta data, representando a valorização dessa figura tão emblemática e os efeitos de seu sacrifício. Então, que possamos honrar a memória de Zumbi, lutemos sempre por uma nação livre de preconceitos e igualitária, porque independente da raça, somos todos iguais, somos todos brasileiros e devemos ter os mesmos direitos!

Que a presente data sirva também para recordarmos da população negra vítima da COVID-19, pois a desigualdade de condições ao acesso à saúde e a ausência de ações governamentais contribuíram para o alto índice de óbitos durante a pandemia.

O SindSaúde-PR sempre lutará pela causa das pessoas negras, que sempre foram muito importantes para o Brasil. Se todos se engajarem nesta batalha, será possível alcançar uma sociedade justa. Sendo assim, faça a sua parte! Lute por aqueles que anseiam por respeito e igualdade!