Governo Bolsonaro se articula com “Centrão” e Câmara mantém congelamento salarial para os profissionais da saúde

A Câmara dos Deputados decidiu nesta quinta-feira (20) que manterá o congelamento salarial de profissionais de Saúde e das demais categorias do funcionalismo público até o final de 2021. A decisão reverteu a votação do Senado que, no do dia anterior (19), havia derrubado os vetos do presidente da República, Jair Bolsonaro, aos artigos que protegiam algumas categorias.

Dessa forma, a Câmara manteve o veto, restabelecendo os planos originais do governo de congelar os salários e direitos de todo o funcionalismo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi o principal articulador da vitória governista, junto com o novo líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR).

O congelamento de salários e da contagem tempo de serviço para a concessão de direitos como anuênios, biênios e triênios (entre outros) foi colocado na Lei Complementar (LC) 173/2020 como uma chantagem da equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, para que o governo concedesse a estados e municípios um socorro de R$ 60,1 bilhões de reais, diante das perdas de arrecadação e do aumento de gastos com saúde durante a pandemia do novo Coronavírus.

A decisão da Câmara dos Deputados comprova, mais uma vez, que quando se trata de fazer avançar o projeto de destruição de direitos das servidoras e dos servidores, o governo Bolsonaro faz aquilo que hipocritamente afirmava que não faria: compra apoio do segmento mais podre da política brasileira.

Ao colocar Ricardo Barros como líder, o governo resgata as práticas mais arcaicas de fazer política, aliando-se com os setores fisiológicos que não têm compromisso com as necessidades da população e nem com o funcionalismo.

Isso se tornou evidente também quando o presidente Bolsonaro decidiu levar o ex-presidente Michel Temer para comitiva brasileira que foi ao Líbano, após a explosão do porto da capital daquele país. “’Me sinto bem conversando com ele’, afirmou Bolsonaro na ocasião. Foi mais uma movimentação para obter apoio de políticos. Há meses o governo vem dando cargos para ex-ministros e ex-membros do primeiro escalão de Temer. Aos poucos, ambos governos vão se tornando cada vez mais semelhantes.

Para o SindSaúde-PR, A questão não se trata de ter ou não recursos, afinal, só em 2020, o governo Bolsonaro abriu mão de R$ 330 bilhões em isenções fiscais para grandes empresas e pretende aumentar o orçamento do Ministério da Defesa em R$ 38 bilhões em 2021 para agradar aos militares e setores armamentistas. Portanto trata-se de prioridades. o Governo Federal avança com sua agenda contra o serviço público, impedindo que outras esferas possam tomar a decisão de entregar às servidoras e aos servidores direitos básicos necessários à manutenção das condições dignas de vida.

Veja como votou cada deputado:

NOME PARTIDO
VOTOU EM DEFESA DAS SERVIDORAS E DOS SERVIDORES