Estatais são ferramentas para o desenvolvimento econômico e social

🤑 O objetivo primordial de toda empresa privada é gerar lucro. Muitas vezes, seus interesses conflitam com os interesses coletivos

😍 Já uma estatal, deve gerar desenvolvimento econômico e social, tornando a nação mais justa e igualitária.

🤝 Por isso, estatais são voltadas ao interesse coletivo e não apenas direcionadas por critérios econômico-financeiros.

⤴️ Por isso, muitas atuam onde empresas privadas não atuariam porque não considerariam “vantajoso”.

📈 Repare nos países mais desenvolvidos: lá, as estatais foram criadas para dar impulso inicial ao progresso e depois continuam essenciais para manter um sistema socialmente mais equilibrado!

👏 Consequentemente, são nações economicamente mais prósperas, e com maiores níveis de igualdade social e bem-estar.

✅ O caminho é gerir as estatais de forma eficiente e com controle social. Renunciar a elas é abdicar do desenvolvimento econômico e social do próprio país.

💝 Valorize o serviço público. É para todos!

Fonte: É público, é para todos