Enfermagem exige reconhecimento e valorização

Neste momento em que a crise sanitária segue descontrolada no Brasil, é impossível não nos lembrarmos das trabalhadoras e dos trabalhadores que morreram na linha de frente do combate à doença.

Só no Paraná, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR), mais de 123 profissionais da enfermagem perderam a vida para a Covid-19, o que representa mais de 30% dos 409 óbitos de profissionais de saúde em decorrência da doença no estado.

De todas as categorias profissionais existentes no Brasil, a Enfermagem tem sido, provavelmente, a mais exigida na pandemia de Covid-19, porque está ligada diretamente à maior luta de todas, que é a preservação da vida.

Por isso, além de lutar por melhores condições de trabalho para a categoria, o SindSaúde-PR está participando ativamente pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564, que estabelece a jornada semanal de 30 horas para profissionais de Enfermagem e fixa o piso salarial digno e condizente com a realidade da categoria.

Trata-se de uma medida fundamental para as trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem e que precisa ser aprovada pelo Congresso o quanto antes. O SindSaúde-PR reconhece essa importância e tem mobilizado a categoria na luta pela aprovação da proposta, inclusive junto aos senadores paranaenses.

A categoria precisa estar unida em torno da aprovação da proposta, uma luta travada há anos pelas trabalhadoras e trabalhadores da área e passo fundamental para nossa valorização.

#aprovapl2564, #pisosalarialenfermagem #valorizaenfermagem #30HorasJá

Fonte: SindSaúde-PR