Em Curitiba, milhares foram às ruas no sábado (2) contra as atrocidades do governo Bolsonaro

No sábado (2), multidões voltaram às ruas em Curitiba e em centenas de cidades do Brasil e do mundo contra as atrocidades de Jair Bolsonaro, cujo negacionismo foi responsável pela imensa maioria das mais de 600 mil mortes por Covid-19 no país, e que vem implementando um governo de morte voltado exclusivamente para as camadas mais ricas da sociedade.

Os atos foram convocados por diversos setores da sociedade civil organizada, incluindo entidades sindicais e 23 partidos políticos (de todos os campos, desde a esquerda até a direta democrática), sem precisar pagar para manifestantes comparecerem, sem usar dinheiro público, sem usar os canais oficiais do governo, sem apoio de ruralistas e empresários bilionários fretando ônibus e pagando hotéis, sem apoio de veículos de mídia reacionária, sem marcar com meses de antecipação, sem cometer nenhum crime contra a Constituição.

Fome, miséria e destruição

Jair Bolsonaro e seu ministro da Economia (Paulo Gudes, que deve ser investigado por manter empresas off-shore em paraísos ficais mesmo estando no governo, o que é proibido pela lei) estão conduzindo uma política que está causando a desestruturação social e econômica do Brasil.

Milhões de famílias brasileiras voltaram à fome e à miséria, e hoje fazem filas para ganhar restos de ossos porque não podem pagar pela carne. A inflação em alta afeta a cesta básica, com recordes dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha.

Com um congelamento salarial que ultrapassa 25% nos últimos anos, as servidoras e os servidores da SESA-PR também sofrem o impacto do aumento do custo e da degradação das condições de vida, reflexo desse projeto que aqui no Paraná é replicado imediatamente Ratinho Jr, o governador mais alinhado a Jair Bolsonaro.

Enquanto o governo se esbalda em negociatas com o Centrão, e tenta comprar apoio dos deputados para aprovar a Reforma Administrativa, com o objetivo de destruir os serviços públicos e os nossos direitos, segue espalhando fake news para tentar manter o apoio que ainda lhe resta nos setores mais radicalizados e violentos da sociedade, mas que cai a cada dia.

É preciso encerrar essa política de mortes, mentiras, distorções, que estão levando o Brasil para um abismo do qual terá muito dificuldades para sair.

O SindSaúde-PR segue na luta pela vida, pelo SUS 100% público, estatal e sob controle social, e pelos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Fonte: SindSaúde