CUIDADO para quem CUIDA da VIDA!

Os profissionais da enfermagem são tão importantes que ele não têm um dia específico. Tem uma semana. Existe inclusive um decreto nacional de 1960 que estabelece o período entre 12 a 20 de maio como a Semana da Enfermagem. As datas celebram o nascimento e o falecimento respectivamente de duas pioneiras da enfermagem no Brasil e no mundo. Saiba mais AQUI.

Será uma semana de muita homenagem, mas também de muito debate sobre a realidade. Não há dificuldade que estrague a satisfação de trabalhar em uma função tão essencial. Mas esses percalços têm chegado ao extremo. Tanto que o número de profissionais da enfermagem com depressão e que consequentemente tem praticado o suicídio é alto.

É essa a reflexão que o Sindicato quer trazer nessa semana. Estamos acostumados a ver profissionais como heróis, como guardiões da vida. E eles realmente são. Mas pouco se pensa na saúde dessas pessoas. O próprio Estado, que é quem mais deveria cuidar disso, afinal é ele quem vai arcar com o afastamento dessas pessoas, não cumpre o seu papel.

Entrevistas – Para poder entender melhor como está a vida desses profissionais, o que eles mais sentem falta e se estão ou não satisfeitos com a sua profissão fomos atrás delas e deles. A partir de amanhã vamos contar um pouco da história de várias/os profissionais e relatar o que eles pensam sobre essa profissão que escolheram. Não perca!