Conquista do SindSaúde-PR: Governo autoriza as progressões e promoções das servidoras e dos servidores da Saúde

Governo autoriza as progressões e promoções das servidoras e dos servidores da SaúdeDepois de muita luta e muita pressão do SindSaúde-PR e de outras entidades sindicais, o governador paranaense, Ratinho Jr, autorizou o a implantação e pagamento das progressões e promoções das servidoras e dos servidores da Saúde e de algumas categorias envolvidas diretamente no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

O despacho governamental foi protocolado nesta quarta-feira (11). Ainda não foi divulgada a data da implementação para os servidores da Saúde. A folha do pagamento de novembro e de dezembro foram fechadas na terça-feira (10), por causa das antecipações do 13º e do salário de dezembro.

O GRHS informou que somente se a Secretaria de Administração e Previdência (SEAP) fizer folha complementar ou, de alguma forma, reabrir a folha de dezembro, as promoções e progressões poderiam ser pagas ainda este ano. Mas não há garantias de que isso vá acontecer.

Mesmo assim, buscaremos todos os meios para que isso ocorra o mais rápido possível.

As promoções e progressões serão pagas retroativas ao dia do protocolo do processo que atendeu aos critérios para avanços na carreira. A efetividade se dará quando o governo implementar na folha de pagamento.

Muita luta

Essa é uma grande conquista do SindSaúde-PR para as trabalhadoras e os trabalhadores da saúde pública paranaense em uma das conjunturas mais difíceis da nossa história por causa da pandemia do novo Coronavírus e da grave crise econômica pelo qual passa o Brasil.

Em março, o governo publicou um decreto determinando o congelamento das carreiras do funcionalismo estadual, extrapolando até os limites da lei federal que estabeleceu o congelamento salarial do serviço público até o final de 2021.

Em agosto, havíamos conseguido a autorização do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, mas ainda faltava a assinatura do governador. No final daquele mês, Ratinho Jr enviou para a Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) determinando o congelamento da contagem de tempo para concessão de promoções e progressões até o final do próximo ano.

Com a pressão do SindSaúde-PR, conseguimos que o governo deixasse a nossa categoria de fora do congelamento e, agora, conquistamos uma medida que vai garantir os nossos direitos.