Após denúncia do SindSaúde-PR, hospital da Lapa recebe treinamento de manejo de EPIs

Foto: Sesa-PR

Após denúncia encaminhada pelo SindSaúde-PR à SESA no final de março, trabalhadoras e trabalhadores do Hospital Regional São Sebastião da Lapa, na região metropolitana de Curitiba, receberam capacitação para manejo de máscaras e seus devidos protocolos de segurança.

A unidade é referência regional para o tratamento da tuberculose e tinha problemas de biossegurança com falta de cumprimento das normas técnicas.

Após intervenção do SindSaúde-PR no Conselho Estadual de Saúde e do Ministério Público do Trabalho, um protocolo para a unidade foi estabelecido e todo o pessoal da unidade, que estava disponível, passou pela capacitação para utilização dos diferentes tipos de proteção.

Uma questão grave do hospital era o acondicionamento de máscaras no mesmo local dos pertences pessoais e louças, o que poderia favorecer contaminação cruzada. A questão também foi resolvida após a denúncia.

“Temos que cobrar dos gestores e denunciar as violações dos direitos dos servidores da Saúde, principalmente aqueles que envolvem condições de trabalho”, afirmou a coordenadora regional da DER da 2ªRS do SindSaúde-PR, Neiva Ione Correa da Silva.

Esses avanços só ocorreram porque as denúncias chegaram até o sindicato. Por isso, quem estiver enfrentando problemas nos locais de trabalho, deve entrar em contato com o SindSaúde-PR [clique aqui] para que possamos atender essas demandas urgentes durante a pandemia.

Assim, com esse contato constante entre a categoria e o sindicato, iremos avançando e conquistando soluções para os problemas enfrentados pela categoria.

Fonte: SindSaúde-PR