ALERTA– Promessa de indenização após pagamento de falsas custas processuais é golpe

imagem meramente ilustrativa

A direção do SindSaúde recebeu mais notícias de seus associados sobre golpes na internet que prometem altos valores em troca do pagamento de falsas custas processuais.

imagem meramente ilustrativa

A estratégia já é conhecida, mas todo cuidado é pouco. A vítima recebe material com aparência de legitimidade, pseudo linguagem jurídica, citação de funções do judiciário, comarca de tribunais, números de leis e sentenças e fotos que seriam de advogados com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Por fim, a vítima é orientada a entrar em contato por telefone.

Nesse momento, o interlocutor usa sua habilidade de convencimento para obter depósitos bancários como condição para que a vítima receba de volta valores até dez vezes mais altos.

Caso semelhante já foi objeto de outro alerta feito pelo SindSaúde em novembro do ano passado.  Confira nesse link. Na ocasião, servidoras e servidores receberam documento informando sobre um suposto pagamento que seria decorrente de uma Ação Coletiva contra uma empresa de pensões e previdência privada (Caixa de Pecúlios e Pensões e Previdência Complementar).

Agora, uma suposta empresa de assessoria jurídica (Paiva e Pineli) informa que há um crédito nominal oriundo de uma ação contra “Grupo Saoex S/A – (Capemi – Caixa de Pecúlio e Pensões da Família Militar, Coifa, Montab, Gbox e outros). Uma rápida pesquisa na internet já revela que essas siglas são constantemente utilizadas por golpistas.

Por isso, tome muito cuidado: nunca faça nenhum depósito com promessa de recebimento de algum pagamento ou benefício. Tanto neste caso como em qualquer outro. Não é assim que funciona o sistema Judiciário.

Você também pode ajudar fazendo um boletim de ocorrência, utilizando os dados fornecidos por quem aplica o golpe.

IMPORTANTE: sempre que você receber algum tipo de comunicado de terceiros envolvendo questões trabalhistas, jurídicas ou previdenciárias, desconfie e entre em contato com o SindSaúde-PR. O sindicato está aqui para ajudar você!