Notícias

5 mitos sobre servidores públicos que você precisa saber

Conheça 5 MITOS sobre servidores públicos:

Mito 1: Serviço público é cabide de emprego

A VERDADE: Para se tornar SERVIDOR é preciso passar em CONCURSOS bastante difíceis e concorridos. E somente 1% dos cargos públicos são ocupados por pessoas sem concurso.

Mito 2: Estabilidade prejudica a eficiência

A VERDADE: A estabilidade do servidor PROTEGE A POPULAÇÃO. Sem ela, servidores seriam coagidos a facilitar desvios, por exemplo, ou governantes poderiam demitir pessoas qualificadas e experientes para ocupar todos os cargos com familiares, apadrinhados e amigos sem qualificação.

Mito 3: Servidor ganha muito

A VERDADE: em 30 anos, o salário médio de servidores do Poder Executivo (professor, enfermeira, policial etc.) subiu apenas 0,56% ao ano, e na maioria dos casos é EQUIVALENTE com o do setor privado.

Mito 4: Tem muita gente no serviço público

A VERDADE: desde 2018 há QUEDA no número de servidores (aposentadorias, falta de concursos etc.). No Brasil, apenas 12% dos trabalhadores são servidores, enquanto a média da OCDE (grupo que reúne a maioria dos países mais ricos) é 18%. Se o Brasil fizesse parte da OCDE, estaria próximo das últimas posições em quantidades proporcionais.

Mito 5: Servidor trabalha pouco

A VERDADE: A maioria das carreiras exige alta produtividade e qualificação permanente, com metas rígidas a serem cumpridas. Além disso, muitas categorias sofrem com as condições de trabalho inadequadas, falta de valorização e de estrutura.

 

Valorize o serviço público. É para todos!

Fonte: É público, é para todos