SindSaude Terça-feira, 31 de março de 2020

• 25/03/2020

SAS suspende serviços eletivos, exceto pré-natal, e anuncia medidas contra Coronavírus

Devido à pandemia do Coronavírus Covid-19, o SAS suspendeu, a partir desta terça-feira (24), todos os serviços eletivos, exceto pré-natal, e anunciou medidas adicionais para evitar o contágio, como o Ambulatório Virtual. Confira:

O Ambulatório do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) da Santa Casa suspendeu por prazo indeterminado, a partir desta terça-feira (24), todos os serviços eletivos de atendimento, como consultas, exames e procedimentos ambulatoriais. A única exceção é o pré-natal.

As medidas seguem o Decreto 4.230/2020 do Governo do Paraná - que regulamenta a Portaria 356/2020 do Ministério da Saúde -, e também a recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a pandemia do Coronavírus Covid-19.

Todas as consultas, exames e procedimentos que estavam agendados serão remarcados por telefone pela equipe da Central de Agendamento. Assim, não é necessário ligar para obter uma nova data.

Pré-Natal

As consultas de pré-natal, único serviço ambulatorial eletivo mantido, serão realizadas em horários e dias previamente marcados. No entanto serão realizados na ala com entrada pela Avenida Visconde de Guarapuava, 3170, Centro, em área oposta à emergência do hospital, isolando as gestantes do possível contato com pacientes contaminados.

Pacientes internados

Estão proibidas as visitas para pacientes nas unidades de internação e UTIs. Além disso, está proibida a presença de crianças em todo o ambiente hospitalar. Só serão liberados acompanhantes para pacientes menores de 18 e maiores de 60 anos. É proibido acompanhante maior de 60 anos, ou com sintomas gripais ou ainda imunodeprimido. Não será permitida a troca de acompanhante durante o período de internação.

Ambulatório Virtual

A Santa Casa disponibilizou um sistema de Ambulatório Virtual para orientações e atendimentos via telefone. Pessoas com sintomas gripais e que estejam em dúvidas sobre procurar ou não procurar médico devem ligar para o número (41) 4007-2323, para uma triagem com uma equipe de saúde.

Com base em protocolos médicos, eles orientarão se há necessidade de repouso em casa, de procurar serviço de emergência geral ou serviço de emergência especializado em insuficiência respiratória. Todos estes serviços estão disponíveis na Santa Casa.

O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 20 horas e aos sábados das 8 às 12 horas. Em casos necessários, poderá ser feita avaliação médica por telefone.

Receitas para tratamentos contínuos

Para pacientes de doenças crônicas em tratamento que necessitam de renovação de receita, o Ambulatório Virtual deverá ser utilizado para o pedido. Se o medicamento necessário for de receita branca, poderá ser enviado pelo WhatsApp. Em caso de medicamento controlado com receita azul e amarela, poderá ser retirado no Centro Médico pelo paciente ou representante.

Fonte: SindSaúde-PR