SindSaude Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

• 14/02/2020

Servidores do Paraná agora serão atendidos na Santa Casa de Curitiba

O Hospital Cruz Vermelha deixa de atender os servidores do Paraná. Urgência, emergência, consultas e exames eletivos serão realizados pela Santa Casa de Curitiba a partir deste domingo (16).

A Santa Casa de Curitiba passa a atender os servidores estaduais a partir deste domingo (16). Até lá, consultas, exames e emergências continuarão a ser atendidos no Hospital Cruz Vermelha, também na Capital.

A mudança se deu após seis anos de contrato e irá custar R$ 58,7 milhões pelo período de 12 meses. Detalhes sobre os futuros atendimentos foram repassados apenas nesta quarta-feira (12) pela A Diretoria da Assistência à Saúde (DAS) da Secretaria de Estado da Administração e Previdência o que vem causando problemas na marcação de consultas. Muitos servidores reclamam de não conseguir agendar novos procedimentos em nenhum dos dois hospitais.

“Precisamos ter certeza de que essa mudança virá com melhorias ao SAS, que deve estar preparado para receber e atender à demanda de saúde das servidoras e dos servidores. Mas não é o que temos visto”, alerta a coordenadora-geral do SindSaúde-PR, Olga Estefania.

A orientação é para que sejam cumpridos os atendimentos já agendados (consultas e exames) no Hospital Cruz Vermelha, que também se responsabiliza por urgências e emergências até o sábado (15). Depois disso, quem passa a atender todos os procedimentos é a Santa Casa.

“Se a consulta agendada for cancelada, ou negarem atendimento, o servidor deve fazer uma denúncia no SindSaúde-PR e também na ouvidoria do SAS”, reforça a dirigente.

Os canais para contato como SAS são os telefones: 0800 00 11516/ (41) 3304-3173 ou pelo site http://www.administracao.pr.gov.br/SAS/Pagina/Ouvidorias-0

Novas consultas só poderão ser agendadas a partir de sexta-feira (14), pelo mesmo telefone 0800 00 11 516.

Locais de atendimentos:

Confira a lista dos locais de atendimento da Santa Casa de Curitiba, que passam a atender os servidores a partir de domingo:

*Hospital de Fraturas XV - Atendimento exclusivo urgência e emergência em Ortopedia

*Instituto de Medicina do Paraná – Atendimento ambulatorial, com consultas de especialidades médicas

*Oftalmoclinica - Pronto Atendimento e Consultas em Oftalmologia

*Hospital Menino Deus - Pronto atendimento, consultas e internações em Pediatria

*Hospital e Maternidade Fátima - Obstetrícia, Maternidade e UTI NeoNatal

*Clínica Psiquiátrica UNICA - Pronto Atendimento, consultas e internações Psiquiátricas.

*Paranaguá e Litoral – a Clínica Médica São Paulo segue prestando os atendimentos.

Outros 28 laboratórios de análises clínicas também foram cadastrados.

O link http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/1202locaisSASlista_.pdf traz a lista completa dos novos locais de atendimento do SAS.

SAS

O SAS é o Sistema de Assistência à Saúde dos servidores públicos do Paraná, sejam civis efetivos e militares, ativos, aposentados, da reserva remunerada ou reformados e seus dependentes e pensionistas. O SAS não tem custo direto ao servidor, oferece cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar. Os atendimentos se dão em unidades hospitalares, dividias em 15 regiões no Paraná. Em Curitiba, a Santa Casa fica na Praça Rui Barbosa, no Centro.

O contrato com o novo prestador de serviços não inclui o atendimento a militares, que em Curitiba são assistidos pelo Hospital da Polícia Militar.

Fonte: SIndSaúde-PR