SindSaude Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

• 10/02/2020

Em nova reunião no MPT, governo reafirma intenção de destruir os sindicatos

Em nova reunião no Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), entidades sindicais e associações de servidores públicos voltaram a discutir com o governo Ratinho Jr a revogação do decreto 3.808/2020. Ele cria um ‘recadastramento’ obrigatório para todos que desejarem continuar filiados às entidades. A intenção é causar uma desfiliação automática em massa e enfraquecer os sindicatos para facilitar a retirada de direitos das servidoras e dos servidores.

Durante a discussão, o governo propôs prorrogar o prazo para o procedimento, o que não foi aceito pelos representantes sindicais, que viram a proposta como apenas uma manobra para que o governo finja que está negociando. Na prática, o efeito ainda seria o mesmo.

“Precisamos derrubar esta exigência pois é uma prática antissindical que prejudica diretamente o servidor, e afeta de maneira bastante danosa aqueles que dependem dos atendimentos realizados pelas entidades, que serão automaticamente cortados. Essa medida é especialmente cruel com os aposentados, os adoecidos ou os que moram distante das unidades de recursos humanos, que precisam vir pessoalmente para entregar as duas vias impressas assinadas”, lembra a coordenadora-geral do SindSaúde-PR, Olga Estefania.

“A intenção do governo é gerar uma desfiliação em massa, enfraquecer os sindicatos e as associações e, assim, aniquilar com a crítica à sua gestão. Temos data-base em maio. É preciso investir recursos para organizar a negociação. Além disso, temos abordado sobre as questões de saúde nos locais de trabalho e, com essa atitude, o governo dá a entender que esta situação lhe é indiferente. Não quer mesmo que as servidoras e os servidores tenham este instrumento de proteção a sua saúde e aos seus direitos”, afirma Olga.

Também presente, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), disse estar estarrecido com o que ouviu do governo durante a reunião. “Não é possível você fazer o recadastramento presencial de milhares de servidores em tão pouco tempo. Isso é absurdo”, diz o deputado, garantindo que na próxima segunda-feira (10) o pedido de revogação ao decreto será apresentado na Alep.

A medida do governo é seletiva pois não inclui nenhuma outra instituição, como as financeiras, por exemplo. “Só envolve sindicatos e associações de representatividade do funcionalismo público. E os servidores, que já autorizaram os descontos em folha desde o ato de filiação, podem ser automaticamente desligados por causa dessa ação do governo”, explica Olga Estefania.

Outro problema está na ferramenta disponibilizada pela administração pública. Segundo relatos de muitos servidores, o sistema que recebe os pedidos de “recadastramento” trava e não permite finalizar a ação para quem deseja confirmar a autorização para desconto em folga. “Muitos dos que tentaram não conseguem fazer. O servidor quer permanecer no sindicato e não permitem. O direito dele está sendo negado”, ressalta Olga.

O próximo encontro ficou agendado para sexta-feira (14), às 10h.

Fonte:Sindsaude-PR