SindSaude Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

• 09/12/2019

Tempo de seguir fazendo a diferença!

Em algumas partes do Encontro o pessoal se reuniu em pequenos grupos.
    Aposentada/os e pré-aposentada/os participaram de Encontro em Curitiba

Aconteceu na última sexta-feira, dia 6, o Encontro de Aposentadas/os e Pré-aposentada/os do SindSaúde. A edição deste ano contou com 68 inscritas/os que vieram de diversos cantos do Estado. Além de servir de espaço de debate sobre a onda de retrocessos de direitos, o Encontro ajudou a desmistificar tabus sobre a aposentadoria.

As atividades desse ano foram marcadas por exercícios de reflexão sobre a vida. De acordo com Constanze Zaeyen, uma das facilitadoras das atividades, é fundamental que cada um reflita sobre sua trajetória. “Somos maiores que o nosso trabalho. Éramos alguém antes de trabalhar e podemos ser tão ou mais felizes nessa nova fase”. Explica Constanze.

Aliás, não tem essa de ficar de pijama em casa. De acordo com uma das participantes, a aposentada Maria Martins, que se aposentou há nove anos, quem ama o que faz não deixa de exercer a profissão. “Ajudo muita gente que tem condições de pagar ou de se locomover para receber atendimento de saúde e isso é muito gratificante”. Conta orgulhosa a enfermeira Maria, que também participa das manifestações do Sindicato.

Aposentada há 9 meses, Maria Martins segue prestando atendimento a quem precisa.

Maria Martins é enfermeira aposentada há nove anos mas ainda presta atendimentos para quem precisa.

Essa intensidade na vida após aposentadoria foi uma das descobertas de Lúcia Ferrari no Encontro. Ela é técnica administrativa do CPM, tem 59 anos e se aposenta no ano que vem. “Mudei minha visão sobre a aposentadoria. Deixamos de atuar no nosso local de trabalho, mas podemos abraçar outros projetos”. Analisa a futura aposentada.

Como não bastasse toda essa efervescência de ideias, o Encontro também propicia momentos de reencontro. É o que enaltece Edson Pierin, que tem 62 anos e há dois anos parou de bater o cartão no Hospital Oswaldo Cruz. “O que eu acho mais legal é a integração, poder conversar com colegas que a gente não via há muito tempo. Acabamos por lembrar de uma série de histórias”. Conta Edson.

Já para Cleuza Maria Camargo, que se aposentou há apenas um ano das atividades do Hemepar em Paranaguá, o Encontro foi um alerta. “As discussões de hoje me despertaram ainda mais vontade de buscar conhecimento. A vida não para, a gente pode e deve seguir na luta pelo que a gente acredita”.