SindSaude Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

• 05/12/2019

Parabéns para o SindSaúde!

Sindicato completa 31 anos nesta quinta-feira, 5/12

Hoje, 5 de dezembro, o SindSaúde completa 31 anos de lutas. Um Sindicato formado por gente que dá ou deu a vida para cuidar da saúde da população. Profissionais que, mesmo com a rotina desgastante das unidades de saúde, encontram tempo e forças para pensar no coletivo. Sempre dispostos a lutar não só por mais valorização e melhores condições de trabalho, mas por um mundo mais justo.

Desde a sua fundação, em 1988, foram inúmeras lutas e conquistas. A greve de 1991, os primeiros movimentos conjuntos com o Fórum das Entidades Sindicais - Fes – contra o arrocho salarial da era Lerner. Capítulos que ajudaram a construir a credibilidade do nosso Sindicato não só para dentro, mas também para fora da categoria.

Já nos anos dois mil, com outro grupo político no poder, nossa ação continuou forte. É importante lembrar os movimentos pelas trinta horas, pela implementação da GAS, das progressões e das promoções. Essa fidelidade histórica com os anseios das/os trabalhadoras/es da Sesa também nos ajudou a chegar até aqui.

Em 2011 vem mais uma troca de gestão. O enfrentamento às políticas de desmonte do Estado e dos direitos do funcionalismo tiveram que se acentuar. Processo que culminou na segunda greve da nossa história, em 2014. Nela, alertamos a população para os perigos da Funeas e conquistamos o Quadro Próprio das/os Servidoras/es da Saúde - QPSS.

O 29 de abril de 2015 marcou uma nova era. A era do massacre. Violência física e simbólica contra os nossos direitos. Gente da nossa categoria se feriu para dizer NÃO ao saque de R$ 7 bilhões do nosso fundo previdenciário. Mais uma vez em conjunto com o funcionalismo estadual, participamos de um enfrentamento diário e histórico que culminou na prisão do ex-governador de Beto Richa.

2019 tem mostrado que os desafios vão ser cada vez maiores. A desinformação tem propiciado um cenário sombrio de retrocessos. O Estado do Paraná, representado pelo governador, Ratinho Júnior, está na vanguarda desse caminho. Basta olhar os ataques contra a data-base, licença especial e previdência.

É por conta dessa história e desse presente de lutas que, nesse cinco de dezembro, temos que celebrar a existência do nosso Sindicato. É aqui que a gente constrói a luta há exatos 31 anos. E é aqui que vamos nos organizar para enfrentar tudo o que vem pela frente.