SindSaude Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Notícias

Imprimir
  • 02/12/2019

    Fique atenta/o aos boatos!

    Fique atenta/o aos boatos!
    Quem já tem tempo e idade para se aposentar NÃO precisa correr
    Diante da ocorrência de boatos em diversas unidades da Sesa, o SindSaúde esclarece: caso aprovadas, as mudanças na previdência NÃO interferem no direito de quem já tem idade e tempo de contribuição para se aposentar. É o chamado direito adquirido.

    Tanto a PEC principal, já aprovada pela Câmara e pelo Senado, como a PEC Paralela, que inclui estados e municípios na proposta, são claras quando estabelecem a “preservação do direito adquirido”. Mesmo se aposentando daqui a cinco anos, por exemplo, essas pessoas vão se aposentar com as regras vigentes no momento da obtenção dos requisitos.

    Caso a caso – A recomendação do Sindicato é que, em caso de dúvidas, a servidora ou o servidor entre em contato com o Sindicato. Todas as semanas são realizadas dezenas de atendimentos pessoais pela nossa equipe jurídica. Ligue e agende um horário.

    E quem está quase? – Já para quem falta poucos anos para se aposentar, as propostas de Bolsonaro e Ratinho Júnior representam, sim, mais tempo de trabalho. Estas/es servidora/es teriam que trabalhar o dobro do tempo previsto para se aposentar com o mesmo vencimento.

    Há, ainda, uma regra de transição que estabelece, em 2020, que a soma da idade mais o tempo trabalhado atinja 86 pontos para as mulheres e 96 para os homens. Esse número subiria gradativamente. Desse modo, as regras de transição são mais prejudiciais para quem hoje está mais longe da aposentadoria.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS