SindSaude Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

• 02/12/2019

Fique atenta/o aos boatos!

Quem já tem tempo e idade para se aposentar NÃO precisa correr
    Diante da ocorrência de boatos em diversas unidades da Sesa, o SindSaúde esclarece: caso aprovadas, as mudanças na previdência NÃO interferem no direito de quem já tem idade e tempo de contribuição para se aposentar. É o chamado direito adquirido.

Tanto a PEC principal, já aprovada pela Câmara e pelo Senado, como a PEC Paralela, que inclui estados e municípios na proposta, são claras quando estabelecem a “preservação do direito adquirido”. Mesmo se aposentando daqui a cinco anos, por exemplo, essas pessoas vão se aposentar com as regras vigentes no momento da obtenção dos requisitos.

Caso a caso – A recomendação do Sindicato é que, em caso de dúvidas, a servidora ou o servidor entre em contato com o Sindicato. Todas as semanas são realizadas dezenas de atendimentos pessoais pela nossa equipe jurídica. Ligue e agende um horário.

E quem está quase? – Já para quem falta poucos anos para se aposentar, as propostas de Bolsonaro e Ratinho Júnior representam, sim, mais tempo de trabalho. Estas/es servidora/es teriam que trabalhar o dobro do tempo previsto para se aposentar com o mesmo vencimento.

Há, ainda, uma regra de transição que estabelece, em 2020, que a soma da idade mais o tempo trabalhado atinja 86 pontos para as mulheres e 96 para os homens. Esse número subiria gradativamente. Desse modo, as regras de transição são mais prejudiciais para quem hoje está mais longe da aposentadoria.