O SindSaúde participou nesta terça-feira, 12/11, da Audiência Pública sobre “Feminicídio, Violência Doméstica e o Aspecto da vida social de vítimas indiretas”, realizada na Assembleia Legislativa. O evento contou com uma mesa formada por militantes do movimento feminista e estudiosos sobre o assunto, como Gilmar Quintilhano, idealizador do Instituto Alice Quintilhano.
Ao longo das falas dos participantes ficou evidente a urgência do desenvolvimento de políticas que protejam as mulheres. O Brasil tem hoje o quinto maior índice de feminicídio no mundo: 4,8 para cada 100 mil habitantes. Só no Paraná, a cada 24 minutos, uma mulher é agredida.
A discussão foi além dos números policiais sobre o assunto. Também foram abordados aspectos como a repercussão dessa violência nos familiares da vítima, em especial no caso dos órfãos. Outro tema abordado foi a existência da violência psicológica. Em muitos casos, a mulher sequer percebe que está sendo subestimada diariamente.
Confira Aqui uma matéria do jornal Tribuna do Vale sobre a Audiência.
Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br