SindSaude Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

• 14/11/2019

Nem uma a menos!

Audiência Pública permitiu o debate sobre a importância do combate à violência contra as mulheres

O SindSaúde participou nesta terça-feira, 12/11, da Audiência Pública sobre “Feminicídio, Violência Doméstica e o Aspecto da vida social de vítimas indiretas”, realizada na Assembleia Legislativa. O evento contou com uma mesa formada por militantes do movimento feminista e estudiosos sobre o assunto, como Gilmar Quintilhano, idealizador do Instituto Alice Quintilhano.

Ao longo das falas dos participantes ficou evidente a urgência do desenvolvimento de políticas que protejam as mulheres. O Brasil tem hoje o quinto maior índice de feminicídio no mundo: 4,8 para cada 100 mil habitantes. Só no Paraná, a cada 24 minutos, uma mulher é agredida.

A discussão foi além dos números policiais sobre o assunto. Também foram abordados aspectos como a repercussão dessa violência nos familiares da vítima, em especial no caso dos órfãos. Outro tema abordado foi a existência da violência psicológica. Em muitos casos, a mulher sequer percebe que está sendo subestimada diariamente.

Confira Aqui uma matéria do jornal Tribuna do Vale sobre a Audiência.

Confira Aqui e assista o vídeo com a Audiência na íntegra.