SindSaude Terça-feira, 19 de novembro de 2019

• 16/08/2019

Mais respeito com a enfermagem, presidente

SindSaúde repudia declaração que agride a profissão

O SindSaúde manifesta o repúdio das/os servidoras/es da saúde do Paraná diante de recente declaração do presidente, Jair Bolsonaro, com relação à enfermagem. Em entrevista concedida no início do mês, Bolsonaro afirmou que os médicos do Programa Mais Médicos reprovados no programa Revalida deveriam “ficar como enfermeiros, ganhando menos”.

Mais do que faltar com o respeito, a fala do presidente reforça o seu despreparo para lidar com os desafios do país, em especial na área da saúde. Como bem afirma o Conselho Nacional de Enfermagem em nota repudiando a declaração, a medicina e a enfermagem são profissões distintas, com infinitas especificidades na formação e na prática.

Outro deslize grave de Bolsonaro foi naturalizar os baixos salários recebidos por cerca de dois milhões de profissionais da enfermagem em todo o país. Fosse esse um governo sério, comprometido com as transformações sociais que o país tanto precisa, ao menos o discurso de seu líder maior deveria ser de enfrentamento dessa realidade.

O SindSaúde Paraná aproveita a oportunidade para reforçar nossas bandeiras de luta em prol da enfermagem em todos os seus níveis de atuação. Exigimos jornada de 30 horas para todas e todos. Assim como exigimos políticas públicas que atentem para saúde física e mental desses profissionais. Sem falar, é claro, na busca por salários dignos.

Aliado a medidas como a PEC 95, que congelou o investimento em saúde por 20 anos e as recentes facilidades criadas para os donos de planos de saúde, a postura do presidente e seu governo nos acende um sinal de alerta. Ou vamos à luta para barrar esse processo, ou veremos tudo o que foi conquistado em mais de 30 anos de SUS ir por água abaixo.

O cartaz a seguir é uma das peças da campanha realizada pelo Sindicato na semana da enfermagem desse ano.