SindSaude Terça-feira, 19 de novembro de 2019

• 26/07/2019

A luta pela aposentadoria continua

Confira as próximas etapas no Congresso e como você pode ajudar

A luta pela manutenção do direito à aposentadoria ainda está longe o fim. Embora o texto base tenha sido aprovado pela Câmara Federal, muita luta ainda pode ser travada no sentido de barrar o avanço da medida ou ainda minimizar seu impacto na vida da população.

A PEC 6/2019 volta a ser discutida em Brasília no dia 1º de agosto, quando o Congresso volta de recesso, mas até lá existe, sim, o que ser feito para defender o direito à aposentadoria. Dos 30 deputados federais paranaenses, 24 votaram contra os interesses das/os trabalhadoras/es. Nossa luta é para tentar reverter essa realidade.

No final dessa matéria você confere o telefone e o email dessas/es deputadas/os. É fundamental que eles sintam que tal decisão será cobrada pela população, principalmente na hora do voto. Envie seu reclame ao representante da sua região. Se conseguir, envie mensagem a todas/os.

Trâmites –Voltando ao processo da PEC no legislativo, ela ainda precisa ser aprovada em segundo turno na Câmara. Embora a luta seja para barrar a PEC em sua totalidade, várias alterações estão sendo propostas pelos parlamentares de oposição visando minimizar o impacto das mudanças sobre tudo sobre a população mais carente.

Caso aprovada na segunda votação, a PEC precisa passar pela CCJ do Senado e também por duas votações no plenário para que a Constituição seja de fato alterada.

Até lá temos tempo para mobilizar a população, para pressionar as/os parlamentares a dizer NÃO ao fim do direito de se aposentar.

Confira o email das/os 24 deputadas/os federais que votaram contra o nosso direito de se aposentar.

ALINE SLEUTJES - dep.alinesleutjes@camara.leg.br

AROLDO MARTINS - dep.aroldomartins@camara.leg.br