SindSaude Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Notícias

Imprimir
  • 05/06/2019

    Saúde Pública, uma bandeira do povo!

    Saúde Pública, uma bandeira do povo!
    Encontro debateu formas de levar as discussões sobre o SUS para a população

    Aconteceu no último sábado, 1º de junho, em Curitiba, o Encontro Popular de Saúde. O evento, organizado pela Frente Paranaense Contra a Privatização da Saúde - FPCPS - e pelo Fórum Popular de Saúde - FOPS -, reuniu em um movimento unificado representantes de diversos seguimentos da sociedade como sindicatos, universidades, mandatos parlamentares e conselheiros de saúde.

    As discussões foram iniciadas com a participação do Procurador Geral do Ministério público, Olímpio de Sá Sotto Maior. Ele fez uma análise da conjuntura nacional e apontou para a gravidade das retiradas cada vez mais acentuadas dos recursos da saúde.

    Para o Procurador, entre as soluções que precisam ser buscadas para estacar esse processo está a revogação da Emenda Constitucional – EC – 95, que congelou os investimentos do país por 20 anos, uma auditoria dos recursos usados para pagar a dívida externa, a taxação de heranças e grandes fortunas e a cobrança dos grandes devedores da previdência. Boa parte dessas empresas seguem atuando no mercado.

    Entre as decisões tomadas pelos participantes está a produção de um material didático para fazer a formação política sobre o assunto com lideranças das comunidades. O plano é divulgar informações a respeito do funcionamento do SUS. Apresentar seu caráter universal e apontar sua importância em uma realidade de profunda desigualdade como a que vivemos.

    Com essas discussões presentes nas comunidades a força do Movimento pode muda de patamar. A bandeira do SUS precisa estar nas associações de bairro, nos conselhos municipais de saúde e em todas as instancias decisivas. É tempo de resistência!

    Balanço – Uma das organizadoras do evento, a filiada ao SindSaúde, assistente social e membro do FOPS, Silvia Albertini, ressaltou a importância do Encontro em um momento de retomada do Fórum. “Foi bom pelo alto nível de representatividade e qualidade das discussões. Demos um passo importante para levar esse assunto para onde estão os usuários”. Observou Albertini.

    Agenda - O coletivo unificado também definiu um calendário de datas para as próximas reuniões e para um planejamento estratégico:

    24/6 – Reunião (local a confirmar)

    6/7 – Planejamento estratégico (local a confirmar)

    12/8 – Reunião (local a confirmar)

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Notícias relacionadas

Nenhum registro encontrado.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS