SindSaude Terça-feira, 19 de novembro de 2019

• 07/05/2019

Um Sindicato forte precisa da participação de todas e todos

Por que devo me filiar ao SindSaúde Paraná?

O mundo no serviço público não envolve apenas a realização do nosso trabalho com ética e profissionalismo. Por sermos servidoras/es estatutárias/os, todo o jogo político em torno dos governos que entram e saem do comando do Estado interferem na nossa vida. É por isso que apenas a união das/os trabalhadoras/es é, até o momento, a única forma eficaz para se fazer o enfrentamento aos desmandos e proporcionar a organização da luta por melhorias em nossas vidas.

Em tempos sombrios em que seguidas gestões tentam não só acabar com nossos direitos, mas cada vez mais acabar com os serviços públicos, é que se justifica a importância em se manter um Sindicato forte e atuante. Sozinhas/os em nossos locais de trabalho, pouco poderemos fazer contra estas iniciativas nefastas, mas unidas/os em nossa organização sindical somos capazes de dar voz ao grito de todas/os.

Um Sindicato forte e combativo é construído com a participação e colaboração de suas filiadas e filiados enquanto categoria. É daí que surge a importância de se manter filiada/o e com a contribuição sindical em dia, para que o Sindicato possa organizar as nossas lutas. Confira abaixo algumas informações sobre a importância da filiação.

Lutar faz bem pra Saúde! – Nossas lutas são para valorizar as/os profissionais e assim fortalecer o SUS. O SindSaúde desenvolve as lutas em defesa das/os servidoras/es, fazendo enfrentamento ao estado-patrão que seguidamente tenta acabar com nossos direitos. E para que o Sindicato possa defender as/os trabalhadoras/es, é importante que ele tenha um número cada vez maior de filiadas/os.

Como funciona a organização do Sindicato?  A cada três anos é realizada eleição com a participação de todas/os as/os filiadas/os. No pleito, são eleitos a direção Estadual, as DERs – direções executivas regionais – e o Conselho Fiscal. Essas/es servidoras/es ficam encarregadas/os de fazer valer o Estatuto do Sindicato. Mas é claro que são só representantes. A participação de todas/os é fundamental.

Como e onde é gasto o dinheiro do Sindicato? – O dinheiro arrecadado com a contribuição sindical é investido na manutenção da estrutura de trabalho do Sindicato e de apoio às/aos sindicalizadas/os, como o pagamento das despesas da sede, salários das/os funcionárias/os e das assessorias trabalhista e previdenciária, por exemplo.

Outro pilar importante é o custeio das atividades previstas em Estatuto e também aquelas em defesa dos nossos direitos, como a realização dos Congressos, Assembleias, atividades de formação, mobilizações e paralisações.

Como realizar a filiação  Existem duas maneiras de se filiar. Uma é aproveitar a presença de um diretor do Sindicato no seu local de trabalho e pedir a ficha de filiação. A segunda é entrar no site clicando AQUI e preencher o formulário on line. Depois que preencher tudo, imprima três cópias. Assine todas elas, anexe cópia do contracheque e do RG e encaminhe para Avenida Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801, Curitiba – PR, CEP - 80010-010.

Quem garante meu direito? – Outra maneira de se saber mais sobre o trabalho do Sindicato e da importância de se somar a essa luta conosco, é assistindo à série de vídeos que fizemos com o tema Liberdade Sindical.

A série Quem Garante o meu direito? aborda, em 5 episódios, os desafios enfrentados pelo Sindicato para defender os interesses de suas filiadas e seus filiados. Confira os vídeos da série AQUI.