SindSaude Quarta-feira, 17 de julho de 2019

• 30/04/2019

Surtiu efeito

Marcio Mittelbach
    Após manifestação, governo monta comissão pra estudar reajuste

Cerca de 10 mil servidoras, servidores e população em geral estiveram nas ruas nessa segunda-feira, 29 de abril, para lutar pelo reajuste salarial e lembrar o massacre de 2015. Diante da força do movimento, o governo recuou sobre a negativa para o reajuste.

A partir desta terça-feira, 30 de abril, será montada uma comissão com integrantes do governo e dos sindicatos que compõem o Fes – Fórum das Entidades Sindicais - para elaborar um projeto de lei sobre o tema. Vale dizer que até aqui não existe nenhuma garantia de reajuste, mas a instauração da comissão revela um passo atrás do governo, que chegou a anunciar na imprensa o reajuste zero.

Perícia – Outra boa notícia é o anuncio da contratação de peritas/os médicas/os para atendimento de servidoras/es com problemas de saúde. O déficit no número de peritos e a falta de humanização no atendimento vem sendo alvo de constante reclamação do Fes e do SindSaúde em especial. A gestão anunciou que vão ser contratadas/os 71 novas/os profissionais para o Estado. A iniciativa visa acabar com as viagens de servidoras/es até a capital para fazer a perícia.

União – A manifestação contou com representantes de várias categorias e de diversas regiões do Estado. Todas/os indignadas/os com os três anos de congelamento salarial. Uma defasagem que vai chegar a 17% em maio.

O SindSaúde saúda a todas e todos que se dispuseram a engrossar essa luta. O avanço de hoje é só um primeiro passo. Se seguirmos com essa garra conquistaremos muito mais!

Confira AQUI mais fotos da manifestação.