SindSaude Quinta-feira, 22 de agosto de 2019

• 25/04/2019

Assine o abaixo-assinado contra as privatizações em Londrina

Hospitais HZS e do HZN podem ser repassados à Funeas

O SindSaúde lançou nessa quarta-feira, 24 de abril, abaixo-assinado contra a possível privatização dos Hospitais Zona Norte e Zona Sul – HZN e HZS – os dois em Londrina. Todos as/os cidadãs/os paranaenses podem apoiar a iniciativa. O principal argumento é o péssimo da histórico Fundação nas dez unidades em que já assumiu.

Em entrevista a uma rádio de Londrina, dia 16 de abril, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse por conta própria que pretende repassar a administração dos hospitais HZN – Hospital Zona Sul - e HZN – Hospital Zona Norte - à Funeas – Fundação Estadual de Assistência à Saúde. Até agora nada foi discutido com as servidoras e servidores.

O Sindicato é contra a Fundação desde antes da aprovação na Assembleia Legislativa em 2014. Para a brava gente da saúde essa é mais uma forma de fugir dos critérios da administração pública, tal qual as Organizações Sociais. Sob discurso de fugir da burocracia, o que se quer esquivar mesmo é do controle social e dos direitos pagos às/aos trabalhadoras/es.

Cartão de visitasNas dez unidades que a Funeas administra é puro fracasso. Um dos casos mais graves é o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. A realidade do HRL é a pior desde a sua inauguração. Faltam insumos fundamentais como álcool e sabonete. Diante de um dos verões mais quentes dos últimos tempos, a maior parte dos aparelhos de ar-condicionado dos quartos passaram desligados.

A situação também é preocupante no HICL, em Campo Largo, Guaraqueçaba etc. Em Telêmaco Borba o quadro é ainda mais indignante. O Hospital, que já havia sido inaugurado três vezes, foi reinaugurado há quase um ano e ainda não funciona em plena atividade.

Fique ligado – O Sindicato já é autor de uma Adi – Ação Direta de Inconstitucionalidade – contra a existência da Fundação. Mas enquanto a Justiça segue seus trâmites não podemos ficar de braços cruzados. Temos de evitar que os hospitais de Londrina, elogiados pela gestão e pela população, passem para as mãos da Funeas.

Participe – Para participar do movimento basta clicar no link no final da matéria. Lá aparecerá um dois campos digitáveis, um para o nome, outro para o RG. Na mesma tela é possível acompanhar quantas pessoas já participaram e compartilhar a iniciativa em suas redes sociais.

Audiência - No dia 4 de junho acontecerá uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa para tratar da realidade das unidades assumidas pela Funeas. Anote na agenda, a participação de todas e todos é fundamental!

Acesse AQUI o abaixo-assinado