SindSaude Terça-feira, 18 de junho de 2019

Notícias

Imprimir
  • 04/04/2019

    Frente Nacional convoca a sociedade para a defesa do SUS

    Frente Nacional convoca a sociedade para a defesa do SUS
    Jornal da FNCPS avalia os desafios da saúde pública

    Saúde não é mercadoria! A frase parece clichê, mas representa uma luta que se faz mais necessária do que nunca. É nessa toada que o jornal da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde faz uma precisa análise da conjuntura enfrentada pela saúde pública.

    Os governos Temer e Bolsonaro aceleraram o processo de entrega do SUS aos interesses do capital. Para isso, eles contaram e contam com duas diferentes frentes: a redução de investimentos em saúde pública – foram quase R$ 10 bilhões em 2017 e 2018 – e o repasse de serviços à iniciativa privada.

    Mas tem um porém. Só está sendo repassado à iniciativa privada aquilo que é do interesse dos empresários do Setor. O que não interessa segue a cargo do Estado, que reclama a falta de recursos. Pior para os mais pobres, que dependem 100% do SUS.

    E o que nós, trabalhadoras e trabalhadores da saúde temos a ver com isso? Tudo! Permeando tudo isso, aprofundam-se a precarização do trabalho, a redução de salários e a perda de direitos por parte das/os trabalhadoras/es da saúde.

    Confira AQUI o jornal da FNCPS versão online.

    Histórico - A FNCPS foi fundada em 2010 e é formada por diversas organizações pelo país afora. Desde sua criação já foram travadas diversas lutas pelo financiamento adequado do SUS e pelo fim das privatizações, que têm sido o trampolim para centenas de esquemas de corrupção. A Frente possui suas versões locais, como a Frente Paranaense Contra a Privatização da Saúde, da qual o SindSaúde faz parte.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS