SindSaude Sábado, 23 de fevereiro de 2019

Notícias

Imprimir
  • 06/02/2019

    Demorou!

    Demorou!
    Aposentadoria para ex-governadoras/es pode ser extinta

    O projeto número um que as deputadas e deputados estaduais vão avaliar em 2019 será a extinção da aposentadoria para ex-governadoras/es. Uma medida que o SindSaúde já defende há muito tempo.

    De autoria do Poder Executivo, a PEC – Proposta de Emenda Constitucional – impede que novas aposentadorias vitalícias sejam concedidas a esses políticos. O curioso é que o atual governador foi deputado estadual por três mandatos, mas jamais havia tocado no assunto.

    A primeira a ser impactada pela medida seria a ex-governadora Cida Borghetti. Depois de governar o Estado por oito meses, aos 53 anos, Cida fez o pedido para receber pelo resto da vida uma aposentadoria de cerca de R$ 30 mil.

    Escapou – No entanto, a medida não impediu que Beto Richa, com os mesmos 53 anos, em maio do ano passado, recebesse o direito ao benefício pelo resto da vida depois de quebrar o Estado por três vezes.

    Escaparam – Quem também recebe a aposentadoria é Roberto Requião, Jaime Lerner e outros sete ex-governadores. Vale dizer que o senador Álvaro Dias não recebe porque teve o pedido negado pela PGE – Procuradoria Geral do Estado – por prescrição. O mandato dele encerrou em 1991 e ele pediu a aposentadoria, inclusive o retroativo, em 2010.

    Alertas O SindSaúde sempre defendeu o fim dessa aposentadoria. É melhor que ela seja aprovada de forma tardia do que não ocorra. Mas isso não pode servir de cortina de fumaça para atacar os direitos das/os servidoras/es. A dificuldade dos regimes de previdência está justamente na gestão, nas regalias históricas que não são combatidas.

    Na rua O Sindicato estará em 2019 na linha de frente da defesa do direito de se aposentar. Também seguiremos na luta pela ParanaPrevidência, para que o governo vá além do jogo de cena e pague tudo o que deve para o Fundo Previdenciário.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS