SindSaude Sábado, 23 de fevereiro de 2019

• 06/12/2018

Lutar é um direito nosso!

SindSaúde lança produções sobre liberdade sindical

O dia 5 de dezembro, dia em que o SindSaúde comemorou 30 anos de vida, foi marcado pelo evento que lançou duas produções que movimentaram a equipe do Sindicato nos últimos meses. O lançamento contou com a presença de várias lideranças dos movimentos sociais.

Construída com a assessoria da Organização de Direitos Humanos Terra de Direitos, a Carta de Liberdade Sindical do SindSaúde é um manifesto das servidoras e dos servidores sobre os direitos do Sindicato dentro das unidades de Saúde e os deveres do Estado diante da organização dessas e desses trabalhadoras/es.

A iniciativa da Carta surgiu diante de diversas dificuldades enfrentadas pela direção do SindSaúde para visitar os locais de trabalho. Para o presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH – e coordenador da Terra de Direitos, Darci Frigo, a publicação surge em um momento chave para o movimento sindical.

“Essa conjuntura – do presidente eleito e escolha de ministros - vai exigir do ativismo geral que a gente se prepare com outra capacidade de organização e enfrentamento. Não é mais como 2016. Piorou muito. A democracia está sob ameaça”, afirmou Frigo.

Lançamento da Carta de Liberdade Sindical
    Confira a galeria de fotos do evento de ontem.

Outra grande projeto lançado na ocasião é a série de vídeos Quem Garante o Meu Direito? Os vídeos, produzidos pela SindTV com alta qualidade de imagens, trata de uma forma diferente os desafios enfrentados pelo Sindicato para defender os interesses de suas filiadas e seus filiados.

Para advogada da Terra de Direitos e integrante da equipe que desenvolveu os projetos, Paula Cozero, a iniciativa da Carta e dos vídeos surgiu da necessidade de mostrar para a categoria o quanto a atividade sindical é justa e importante no dia a dia. “Às vezes parece que o mundo dos direitos humanos não se aplica nos sindicatos. Nosso objetivo é mostrar o quanto esses temas estão interligados e dialogam”, explica Cozero.

Acesse AQUI a carta de Liberdade Sindical

Assista a seguir o primeiro vídeo da série Quem Garante o Meu Direito, produzido pela SindTV.