SindSaude Terça-feira, 20 de novembro de 2018

• 25/10/2018

Mais sobre a ação dos 14%

Alguns esclarecimentos sobre a ação vitoriosa

Histórico - A lei que criou a ParanaPrevidência – 12.398 – passou a vigorar no final junho de 1999. Portanto, a ilegalidade dos descontos passou a acontecer após essa data. Ainda em 99 ganhamos ação sobre o tema, e os valores foram devolvidos para um pequeno número de servidoras/es filiadas/os e que ocupavam funções de terceiro grau. Na época sofríamos com o arrocho salarial da era Lerner e poucas/os servidoras/es tiveram efetivamente o desconto de 14%.

Em 2002 passou a vigorar o QPPE e as/os servidoras/es passaram a ter direito a avanços salariais. Além disso, em 2004 conquistamos um reajuste considerável, recuperando parte das perdas do passado. Com esses dois fatores, servidoras/es dos cargos de ensino médio e fundamental também passaram a ser prejudicadas/os com o desconto de 14%.

Aqui precisamos lembrar de um fato importante. As/os servidoras/es que estavam na ação de 99 tiveram os descontos de 14% cessados desde aquela época. Com a conquista dos avanços salariais só passaram a sofrer com os descontos aquelas/es que ou não eram filiadas/os em 99 e também e as/os novas/os servidoras/es que ingressaram na Sesa. Entramos com as ações em lotes, conforme o ingresso de cada novo grupo de filiadas/os.

Quem está na ação e como faço para conferir minha situação?

As/os que se filiaram ao Sindicato de 1999 até julho de 2006 e as/os filiadas/os de julho de 2006 a dezembro de 2007 estão em dois grupos da ação do ressarcimento que ainda está tramitando. Ou seja, que ainda não foi julgada em definitivo. Estamos aguardando o desfecho para poder informar às/aos envolvidas/os.

A lista da ação mencionada na matéria – ACESSE AQUI – envolve as/os filiadas/os de janeiro de 2008 a 2012. O que fez com que a ação dos mais novos fosse liberada antes da ação das/os veteranas/os foi o próprio trâmite do judiciário.

Se você era filiada/o nessa época ao SindSaúde sofreu com o desconto de 14% e não encontrou seu nome nas listas divulgadas, acesse a pesquisa de ações do nosso site – ACESSE AQUI - e verifique se o seu nome está contemplado nas ações que aguardam julgamento. A pesquisa é feita a partir do seu número de RG.

A documentação precisa ser enviada para o Sindicato até o dia 25/11. Abaixo as formas de envio:

- Carta com Aviso de Recebimento – AR – para o endereço do SindSaúde-PR.
    Marechal Deodoro, 314, Edifício Tibagi, 8º andar, conjunto 801, Curitiba, PR. CEP: 80010-010

- E-mail - contato@sindsaudepr.org.br – SOMENTE ARQUIVOS EM FORMATO PDF.

- Whatsapp – 41 98898-4498 – SOMENTE ARQUIVOS EM FORMATO PDF.

*Editado 31/10/18 - 12h.