SindSaude Segunda-feira, 27 de maio de 2019

• 22/10/2018

Carta Aberta

Sindicato se manifesta sobre o momento político

EM DEFESA DA LIBERDADE, DA DEMOCRACIA, E DA SAÚDE PÚBLICA COMO DIREITO UNIVERSAL

Diante do atual momento político do País, o SINDSAÚDE vem a público para reafirmar seu posicionamento histórico entendendo que as instituições e entidades comprometidas com a classe trabalhadora não podem se calar frente à atual conjuntura de desmonte e violação de direitos. O que está em jogo é a democracia e os direitos assegurados na Constituição de 1988, pós-ditadura militar.

Não podemos chancelar o processo de esvaziamento das políticas públicas do SUS e a retirada dos direitos das/os servidoras/es. Reafirmamos a defesa de um modelo de sistema de saúde 100% pública, estatal e com controle social.

O SindSaúde reforça que nossas bandeiras são apartidárias. Vão além: são suprapartidárias! Nossa missão é defender os interesses da brava gente da saúde, seja qual for o governo. Mas em um contexto em que nossos princípios e a democracia estão em jogo reafirmamos nossas bandeiras de lutas.

Compreendemos que as/os trabalhadoras/es da saúde devem ser servidoras/es públicos concursadas/os, sob regime estatutário e em número suficiente para atender a demanda da população paranaense para a saúde, garantindo o chamamento público e não a terceirização/privatização dos serviços.

O SindSaúde reafirma seus princípios, como a luta histórica pela democracia, pela liberdade de expressão, pela liberdade sindical e defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Reafirmamos os princípios defendidos em nosso Estatuto:

I - Combatividade e defesa dos interesses imediatos e históricos dos trabalhadores urbanos e rurais, promovendo ampla e ativa solidariedade aos segmentos oprimidos;

III - Defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores como classe social;

V - Defesa da liberdade de opinião e da livre expressão, manifestação e informação;

VII - Defesa da independência e da autonomia da representação sindical;

VIII - Lutar contra todas as formas de opressão, exploração e dominação;

IX - Lutar pela defesa das liberdades individuais e coletivas, pelo respeito à justiça social, pela paz entre os povos e pelos direitos fundamentais do ser humano;

XXI - Integrar-se com entidades populares e sindicais na luta por interesses comuns e na construção de uma sociedade justa, solidária e democrática.