SindSaude Segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Notícias

Imprimir
  • 11/10/2018

    SindSaúde busca respostas na ParanaPrevidência

    SindSaúde busca respostas na ParanaPrevidência
    Lentidão no processo e dificuldade para simular valores foram tratados

    Diante de inúmeras questões a serem esclarecidas sobre a aposentadoria das/os nossas/os servidoras/es, a direção do Sindicato insistiu com a ParanaPrevidência sobre a necessidade de uma reunião para esclarecer pontos. Depois de muita insistência, na quinta-feira, 11 de outubro, enfim a reunião aconteceu.

    Com a participação da nossa assessoria jurídica, o Sindicato buscou respostas para questões como a demora no trâmite dos processos de aposentadoria. Existem casos de servidoras/es no aguardo há um ano e quatro meses. Há também casos em que a pessoa está há sete meses esperando por uma certidão de tempo de contribuição.

    Sobre essa questão da lentidão, a justificativa dos gestores é que está sendo implantado um novo modelo, um novo sistema, mas que ainda assim demoras dessa dimensão não são normais. Ficou estabelecido que o Sindicato vai passar uma lista desses casos de maior lentidão para que seja realizada uma análise caso a caso.

    Falando em novo sistema, outra questão que foi levada na reunião foi a questão de quem quer se aposentar e, por conta dos novos procedimentos, está tendo dificuldade de simular o valor que irá receber. A ocorrência está deixando o servidor inseguro na hora da decisão. Ficou estabelecido que os órgãos do governo – Sesa e ParanaPrevidência – vão rever o procedimento a fim de assegurar o direito das/os servidoras/es de saber o valor que terão direito à aposentadoria antes da decisão.

    Outros casos –Também foi debatido na reunião o caso das/os servidoras/es que tiveram avanço na carreira momentos antes da aposentadoria, mas que ficaram “desassistidos” do direito no contracheque. Também nesse caso o Sindicato disponibilizou uma lista para que a ParanaPrevidência possa checar e corrigir eventuais inconformidades. 

    Outra reivindicação do Sindicato, a revisão coletiva das aposentadorias realizadas em desacordo com o Acórdão 3155 do TCE – Tribunal de Contas do Estado, foi discutida. Ficou acordado que a ParanaPrevidência buscará uma forma de fazer a revisão sem a necessidade de que cada envolvido faça o protocolo.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS