SindSaude Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Notícias

Imprimir
  • 03/10/2018

    Privatização do SUS avança com expansão das OSs

    Privatização do SUS avança com expansão das OSs
    Pesquisa realizada questiona os rumos da saúde pública

    As Organizações Sociais – OSs - são mais um câncer dessa sociedade. A título de economia, maior eficiência e facilidade de contratação, as OSs se expandem a passos largos em todo o país.

    Estudo feito pela Universidade Federal de Pernambuco trata das contradições do avanço dessas entidades durante o período entre 2009 e 2014 no Brasil.

    O documento, que analisou 214 contratos de gestão com as Secretarias Estaduais de Saúde de SP e RJ, objetivou conhecer o montante dos recursos financeiros mobilizados e o perfil assistencial que predomina nas unidades administradas pelas OSS.

    Como não podia deixar de ser, o artigo ressalta que as OSs teriam mais liberdade de ação, ficariam mais livres para contratar pessoal nas condições de mercado, adotariam normas próprias para compras e contratos e a ampla flexibilidade na execução orçamentária e financeira.

    Acesse o artigo AQUI.

    No Paraná – Aqui no nosso Estado já tivemos inúmeros escândalos com Organizações Sociais, em especial em Londrina. Uma deformidade é a Funeas – como disse a doutora em Saúde Pública – Clair Castilho. A Fundação de Atenção Estatal à Saúde é uma excrescência jurídica.

    A gestão Funeas é igual em todas as unidades que abarca. O que se percebe é uma acentuada queda na qualidade da gerência. Ao invés de metas a serem batidas, o que se observa até aqui é um retrocesso. Os recursos parecem cada vez mais escassos enquanto o governo jura que tem ampliado o investimento.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS