SindSaude Sábado, 22 de setembro de 2018

Notícias

Imprimir
  • 30/08/2018

    Basta de violência!

    Basta de violência!
    Fotos: Marcio Mittelbach
    SindSaúde esteve presente em ato pelos 30 anos do 30 de agosto

    Curitiba, 30 de agosto de 1988. A democracia brasileira em vias de se reestabelecer sofre um duro golpe. Educadoras e educadores que protestavam em frente ao Palácio Iguaçu foram surpreendidas/os e massacradas/os pela cavalaria da Polícia Militar.

    Curitiba, 30 de agosto de 2018. Parte daquelas/es que viveram o massacre de 30 anos atrás e outras milhares de pessoas tomaram as ruas da capital para lembrar não só daquela atrocidade, mas de tantas outras vividas de lá pra cá. Outro tema bastante abordado foi a defesa dos serviços públicos.

    A manifestação, com concentração na Praça Santos Andrade, reuniu manifestantes de todas as partes do Estado. Eram professoras/es, funcionárias/es de escola, servidoras/es públicos de diversas categorias e a população de maneira geral. Todas/os dispostas/os a aproveitar a data para dizer que a resistência continua.

    Por todos os cantos era possível ver ligações do massacre de 1988, ordenado pelo então governador Álvaro Dias, e o de 2015, arquitetado por Beto Richa. Além da violência contra manifestações pacíficas, também houve menções à violência contra as mulheres, maioria entre os educadores.

    Brava gente – O SindSaúde se fez presente nesse representativo dia de resistência popular. Também sofremos com a violência policial ordenada por um governador em 2015. Sabemos o quanto episódios como esse ameaçam a democracia e mancham a nossa história. Acreditamos que é preciso seguir denunciando não só o massacre, mas seus mentores, quem viu seus interesses ameaçados pela organização das/os trabalhadoras/es e preferiu a força ao diálogo.

    Nunca mais – Parte das intervenções buscaram denunciar à população quem foram os mentores da violência. Bonecos, máscaras e tudo mais que a criatividade permitiu fazia alusão à imagem de Dias, Lerner, Richa, Borghetti, Ratinho, Temer entre outros políticos.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS