SindSaude Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Notícias

Imprimir
  • 28/08/2018

    Sempre na contramão!

    Sempre na contramão!
    Governo reajusta diárias para longos internamentos psiquiátricos

    As diárias nos hospitais psiquiátricos terão reajuste de 60% para internações de longa duração. A determinação é do MS – Ministério da Saúde, divulgada por meio de portaria na calada da noite. A Portaria vai na contramão da Reforma Psiquiátrica, que privilegia atendimentos a pacientes com transtornos mentais fora desses hospitais. Quem está louco é esse sistema que vivemos. Os gestores, para conseguir aliados, vão expor enorme contingente de pessoas a privações. Será que retornaremos à época dos maus tratos nos hospitais psiquiátricos? Os horrores do passado não podem voltar a ocorrer em hipótese alguma!

    Os hospitais psiquiátricos são apenas portas giratórias. Altera-se, assim e apenas, a forma de prisão dessas pessoas. Antigamente, essas/es pacientes passavam a vida toda presas/os em uma instituição. Hoje passam por várias fases durante a vida em leitos hospitalares por absoluta falta ainda de implantação de serviços substitutivos ao arcaico padrão do internamento. E isso faz com que não seja feito vínculo nem no hospital nem na comunidade.

    O SindSaúde defende recursos para a saúde mental que crie alternativas reais ao atendimento integral as pessoas em sofrimento psíquico. Vale lembrar que o tratamento deve ser ambulatorial e no território de moradia do paciente, que precisa prezar pelo vínculo familiar e comunitário. Não aceitamos que o mercado da doença mental fale mais alto que a possibilidade de dar as pessoas plenas condições de obter tratamento em serviços que não impõe aos usuários a restrição ao convívio familiar e social.

    Leia a matéria completa AQUI.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS