SindSaude Quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Uma gota no oceano

Audiência pública realizada em 13 de março de 2018
    Decreto nomeia 43 aprovados no concurso público
    Foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 9/8, mais um decreto de nomeação de novas/os servidoras/es que passaram no último concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesa.São 43 aprovadas/os para Promotor de Saúde Execução Promotor de Saúde Profissional.

Vitória? – Sim, podemos considerar uma conquista para esses profissionais, mas esse número é ínfimo diante da real necessidade da Secretaria, que hoje conta com equipes incompletas na maioria das unidades próprias.Em março deste ano, divulgamos matéria dando conta dos números oficiais e vale lembrar aqui. Quando Beto Richa e Caputo Neto assumiram a gestão, em 2011, a Sesa tinha 9.569 servidoras/es. Em dezembro de 2017, a Secretaria divulgou, por meio do relatório de gestão, que estão na ativa 8.552. Número que já inclui aquelas/es que ingressaram em 2017.

Matemática básica - Se pegarmos o número de vagas existentes no QPSS e o número de cargos ocupados é possível constatar que 2.698 vagas estão estavam em aberto! 2.698 menos os 43 que foram nomeados por esse novo decreto dá 2.655. Esse é o número oficial do furo! Déficit esse que é coberto com a sobrecarga e consequente adoecimento da brava gente que,muitas vezes, tem de se virar nos trinta para não deixar a população na mão.

Lutar - Embora não tenhamos um salário atraente, aquelas/es que fizeram o concurso e passaram querem mais é ser chamadas/os. Por outro lado, as/os servidoras/es estão esgotadas/os e carecem de mais gente para completar as equipes. Mas para isso, só lutando como temos feito nesses últimos 30 anos de SindSaúde.

Quem está chegando que venha com espírito de luta coletiva. Que os desafios sejam nossos combustíveis pra vencer o desmonte que querem fazer com todo serviço público.