SindSaude Sábado, 22 de setembro de 2018

Notícias

Imprimir
  • 18/07/2018

    Aos amigos, tudo. Para a Sesa, as sucatas

    Aos amigos, tudo. Para a Sesa, as sucatas
    Hospitais de Londrina sofrem com equipamento quebrado

    Em março, numa tacada só, o ex-secretário da Saúde, Michele Caputo, distribuiu 26 aparelhos de Raio-X ao custo 82 mil reais cada um a prefeituras administradas por aliados de Richa e Cida. Enquanto isso, no HZN e HZS de Londrina, hospitais próprios da Sesa, trabalhadoras/es e pacientes são obrigadas/os a conviver com equipamentos de Raio-X constantemente quebrado.

    “Esse ano o Raio-X passou mais quebrado do que em funcionamento”, desabafou uma servidora do HZN. O assunto já havia sido denunciado aqui no mês de março. Com a persistência da situação, as equipes dos hospitais se viram como podem. O pessoal do HZN, por exemplo, chegou a levar exames para serem revelados no HZS, do outro lado da cidade. Com problemas no equipamento do HZS, o jeito foi emprestar a estrutura da UPA.

    Isso quando não é o equipamento inteiro que está com problema. Ai que é mais complicado, pois é necessário fazer o deslocamento das/os pacientes até as outras unidades. Somando isso à grave falta de pessoal, dá para ter uma noção do quanto está problemático trabalhar nesses hospitais.

    Duas caras - Em março a gestão do hospital HZN afirmou que estava trabalhando para resolver a questão, mas nada. A desculpa agora é que estão aguardando o trâmite burocrático para a licitação do conserto do equipamento. Já no HZS o equipamento de Raio-X foi consertado essa semana, não se sabe até quando isso vai durar.

    São duas “Sesas”. Uma que recebe prefeitos aliados e empresários da doença de braços e cofre abertos. Outra que trata as unidades próprias com desdém. Sempre tem a desculpa de recessão financeira na ponta da língua. O SindSaúde repudia essa falta de cuidado com o nosso patrimônio, esse desleixo com a infraestrutura desses importantes hospitais da Região.

    Confira AQUI o panfleto distribuído pelo Sindicato na ocasião dos 30 anos do HZN

    Confira a seguir algumas matérias de deputados/as comemorando a entrega de Raio-X para suas bases.

    Governo do estado entrega 26 aparelhos de raio-x.

    Municípios recebem aparelhos de raio-X da Secretaria de Saúde

    Deputado entrega equipamentos de raio-x para quatro cidades

    Municípios da base de deputada recebem equipamentos de raios-x

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS