SindSaude Terça-feira, 14 de agosto de 2018

Notícias

Imprimir
  • 29/06/2018

    Brasil vive liquidação total!

    Brasil vive liquidação total!
    Temer segue firme com seu projeto entreguista - Imagem da internet
    Patrimônio do povo, pré-sal pode ir pro espaço

    Foram tantas emoções. Foram tantas privatizações. Haja coração! Cada vez que a gente assiste à entrega daquilo que a gente construiu, a dor que vem é na alma. Foi assim com o Banestado, com a Vale do Rio Doce, com a Telepar...Nossa, são tantas e de diferentes formas de dar os nossos bens... Veja o caso da Funeas...um bactéria privatizante que avança no organismo das unidades próprias da Secretaria e só faz mal à saúde da população e das/os trabalhadoras/es.

    Mas hoje o papo é o pré-sal. É que a Câmara dos Deputados aprovou, em regime de urgência, maioria simples de 217 votos uma lei que permite vender aos estrangeiros 70% dos gigantescos campos do pré-sal que a Petrobras recebeu diretamente do governo em 2010. Esses campos do pré-sal têm potencial de conter cerca de 20 bilhões de barris de petróleo e gás, burlando a lei que garante o pré-sal para os brasileiros.

    Em 2009, quando a Petrobras precisava investir para explorar o recém-descoberto pré-sal, o Executivo Federal apresentou projeto de lei em que a União – dona verdadeira das reservas de petróleo – vendeu à estatal, em troca de títulos, o direito de explorar até 5 bilhões de barris por dia.

    O fato é que, com isso, a empresa se valorizou e garantiu a soberania do país. O dinheiro do pré-sal tinha destino certo: investimentos em educação, saúde, ciência e tecnologia.

    É importante destacar que essa entrega tem consequências desastrosas. Quem comprar, e já deve estar tudo acertado, vai fazer tudo lá mesmo no exterior. E pior: terão acesso e controle de tudo o que já construímos. Desde a inteligência até a tecnologia.

    É nossa riqueza natural sendo extraída para continuar acumulando riquezas para grandes multinacionais. É sempre o maldito capital mandando no mundo. Se não houver firme reação dos movimentos sociais, lá se vai a nossa Soberania Nacional.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS