SindSaude Segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Notícias

Imprimir
  • 28/06/2018

    Cada gestor uma sentença!

    Cada gestor uma sentença!
    SindSaúde repudia declarações de Secretária de Saúde da capital

    A secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, conseguiu desagradar usuárias/os do serviço de saúde mental e trabalhadoras/es do setor. Além de ser desrespeitosa e inadequada, Huçulak ainda desqualificou audiência pública e chamou as/os técnicas/os de incompetentes para lidar com nos equipamentos públicos de saúde mental.

    A secretária, conhecida pela brava gente da saúde como uma “excelente” assediadora, questionou a capacidade das/os usuárias/os dos Centros de Atenção Psicossocial – Caps – participarem de espaços de avaliação e construção de políticas públicas. A declaração fere os direitos das pessoas com transtorno mental. Essas pessoas estão protegidas pela Lei Federal 10.216/2001 e a própria legislação do Sistema Único de Saúde, que possui como um de seus princípios o controle social.

    Repúdio São décadas de estudos e de luta para trabalhar os pré-conceitos com relação a pessoas que convivem com problemas de saúde mental. São décadas de estudos e luta pela valorização das equipes que atuam na área de saúde mental. Apesar de todos os avanços e a introdução de novas concepções, a capital do Estado mantém uma secretária que tem pensamento retrógrado.

    Mantém esse pensamento ultrapassado e marcado por uma atitude de desprezo a pessoas que trabalham ou que usam as unidades de saúde.

    Diante de tanta afirmações em épocas de barbárie, o SindSaúde reafirma que a gestão Greca tem sido marcada por ações irresponsáveis e que desprezam o respeito pelo ser humano. Fica aqui nosso repúdio à secretária e nossa solidariedade às/aos trabalhadoras/es dosetor.

    Mas cada gestor uma sentença!

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS