SindSaude Domingo, 18 de novembro de 2018

• 25/06/2018

1% de reajuste. 100% de revolta!

Microrreajuste, macro indignação. Todas/os na Alep nesta terça-feira

Em reunião com direito a uma participação relâmpago da governadora, Cida Borghetti, e muita argumentação dos representantes do Fes – Fórum das Entidades Sindicais – o governo deu o que diz ser sua palavra final sobre o reajuste: 1%. As/os servidoras/es disseram que não aceitam a proposta e convocaram mobilização para esta terça-feira, dia 26 de junho.

A proposta apresentada pelo governo conseguiu ser ainda pior que a expectativa, que já não era boa. O mínimo que se poderia esperar seria um reajuste igual ao Tribunal de Contas e Assembleia Legislativa, por exemplo, que será de 2,76%. Mas a gestão conseguiu jogar ainda mais baixo.

Mesmo com a arrecadação crescendo acima do que foi previsto na LDO 2018, só no primeiro quadrimestre foram 2% de crescimento em relação ao mesmo período de 2017, a gestão afirma que o 1% é o limite. Mentira! Por várias vezes a assessoria econômica do Fes demonstrou, com os números da arrecadação, que existe margem para um reajuste maior.

Caso esse índice seja mantido o salário do funcionalismo, que desde 2015 já acumula uma perda de 12%, sofrerá encolhimento ainda maior. Como a inflação dos últimos meses foi de 2,76% e o reajuste proposto é de apenas 1%, a gestão Cida pode dar continuidade à política de arrocho salarial adotada pelo seu antecessor, Beto Richa.

Reação – Ainda nesta segunda-feira, 25 de junho, foi encaminhada mensagem do Executivo para a Assembleia Legislativa com o reajuste de 1%. A única forma de reverter isso é a mobilização do funcionalismo. Por isso, todas as categorias estão convocadas a comparecer na próxima terça-feira, 26/6, a partir das 10h na Praça 29 de abril, a Praça do Massacre, para exigir valorização e respeito.