SindSaude Terça-feira, 20 de novembro de 2018

• 21/06/2018

Coren nivela por baixo

Conselho se recusa a constatar situação da brava gente

Finalmente o Conselho Regional de Enfermagem, depois de infinitas tentativas de reunião e adiamentos, se reuniu com a direção sindical. Mas a reunião foi um desastre, conforme avaliação da direção. Eles não se colocaram à disposição para agenda em conjunto e ainda disseram que já realizaram a inspeção na rede própria e vão apresentar para o secretário. E ainda nivelaram por baixo na medida em que afirmaram que o foco, para eles, é nas condições de trabalho da rede privada, “pois está tão ruim quanto as das/os servidoras/es e ainda eles ganham menos”.

A presidente do Coren, Simone Aparecida Peruzzo, assegurou que já realizaram a inspeção na rede própria e vão apresentar ao secretário. Maravilha! Pois vamos exigir o relatório que será enviado ao Antonio Carlos Nardi.

Memória  Quando teve aquele palanque para o então secretário, que aproveitou a abertura do encontro estadual da Rede Mãe Paranaense, em dia 3 de abril, para divulgar a sua campanha, o SindSaúde promovia um ato em defesa demais recursos para a saúde e melhoraria das condições de trabalho e salário das/os servidoras/es.

Peruzzo fez um belo discurso e deixou nas entrelinhas que a saúde pública do Paraná é um mar de rosas. O Sindicato chamou atenção da enfermeira para a situação grave da categoria. E publicamente convidou o Coren para que acompanhasse o Sindicato numa ida às unidades da Secretaria. Expusemos a urgência dessa ação conjunta.

Manifestação do SindSaúde no encontro estadual da Rede Mãe Paranaense

A presidente e ex-assessora de Caputo, Maria Goretti, que também estava presente, se mostraram dispostas a fazer essa constatação e na mesma semana o Sindicato enviou ofício ao Coren para estabelecer uma agenda conjunta. Mas a demora foi tanta que em 30 de maio, 55 dias depois, saiu matéria no nosso site reclamando da inércia do Conselho.

Depois de muito alegar agenda lotada, pediram para ligar no início de junho. Não esmorecemos, insistimos e persistimos e finalmente marcaram para hoje, 21.

Desastre Além de nivelar por baixo a situação, o Conselho parece não ter noção do que as/os servidoras/es estaduais vivem. Fazem vista grossa à sobrecarga, mesmo sabendo que tem concurso aberto, que as equipes estão incompletas e que tem gente afastada por exaustão de plantões multiplicados.

Funeas Fingem ignorar que os problemas nas unidades administradas pela Funeas se eternizam. Que há uma questão de trabalho igual e salário diferente.

Por favor Um conselho de classe que age dessa forma é meio demais. E ainda reclamaram que entramos com ação contra eles. Menos!