SindSaude Domingo, 20 de maio de 2018

Notícias

  • 25/04/2018

    Recesso de feriado à La Borghetti!

    Recesso de feriado à La Borghetti!
    Quem folgar na segunda-feira, 30/4, terá de repor as horas

    Todo feriadão é mesma novela. Quando achamos que o governo finalmente estabeleceu uma rotina para os feriados que são emendados, vem uma nova determinação para confundir a todos. Ontem, 24/4, saiu a circular nº 4/2018, que estabelece ponto facultativo na segunda-feira, dia 30/4.

    Acontece que, desta vez, a governadora Cida Borghetti incluiu na circular que as/os trabalhadoras/es terão de repor - a partir do dia 2 de maio - as horas não trabalhadas no dia 30. Na prática, quem trabalha oito horas diárias terá o dia de descanso, mas terá de repor. Já quem trabalha em regime 12x36 cumprirá seu plantão normal - se escalado - e não terá direito à folga compensatória.

    Não há determinação legal que estabeleça os critérios para a compensação de horas não trabalhadas em dias de ponto facultativo. E também não é a primeira vez que isso acontece. A orientação que está sendo passada nos locais de trabalho é que a reposição deve ser negociada diretamente com a chefia que irá montar a escala.

    A reclamação é geral. Primeiro que a informação chega em cima da hora e ninguém se programou para curtir o feriadão. A opção de ir ao trabalho não existe porque as unidades administrativas estão fechadas. Ou é feriado ou não é. Essa “maquiagem” de ponto facultativo associado à reposição é uma combinação esdrúxula. Ou seja, o governo Cida Borghetti chegou bagunçando o coreto.

Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS