SindSaude Quinta-feira, 19 de julho de 2018

• 24/04/2018

Nova etapa da ação do retroativo

Sindicato está ligando para atualizar dados de alguns servidores

A ação do retroativo – 887/2006 – finalmente começa a avançar para uma nova etapa. A equipe do Sindicato, junto com a assessoria jurídica, já começou a ligar para um grupo de servidoras e servidores para atualizar alguns dados. Essa atualização se faz necessária, pois para este grupo o pagamento não será realizado via contracheque, e sim via conta bancária.

Entenda - Após sairmos vitoriosos na justiça e aceitar, na assembleia de fevereiro de 2017, o acordo do governo para pagamento da ação de forma parcelada no próprio contracheque, iniciamos um trabalho difícil e complexo junto à Procuradoria Geral do Estado – PGE – na conferência dos cálculos de cada um dos mais de 3.000 servidoras/es envolvidas/os na ação.

E foi nesta etapa que foi constatado que o processo de um grupo de servidoras/es já estava bastante adiantado. Este grupo de servidoras/es irá receber via conta bancária e não no contracheque. Demais informações são passadas às/aos envolvidas/os no ato da atualização dos dados.

E para o restante dos envolvidos na ação – A fase de execução continua tramitando normalmente. A etapa da conferência dos cálculos está praticamente encerrada, mas mais informações sobre os valores e pagamento só poderão ser repassados após a homologação dos cálculos por parte do juiz. Infelizmente ainda não há data definida para que isso aconteça. Quando acontecer, faremos ampla divulgação.

Por que tanta demora? – Se dependesse do empenho do Sindicato todas/os já teriam recebido. Durante o último ano o nosso departamento jurídico encaminhava junto à PGE a listagem de servidores que integram a ação. Foi feita a revisão do processo de cada um, com verificação se a/o servidor/a tinha outra ação em duplicidade. Esse trabalho foi demorado, pois a equipe da PGE era pequena e só conseguia ver aproximadamente cem nomes por semana.

Lembramos que a ação foi ajuizada em 2006, portanto já são 12 anos de muito trabalho silencioso para cada um dos envolvidos.

O que cada envolvido na ação tem que fazer agora? – O SindSaúde entende que, para muitos, receber essa ação vai dar um fôlego a mais no orçamento que está apertado por conta de tanto arrocho desta gestão. Mas o momento ainda é de ter paciência. Quem está nesse grupo receberá o contato do Sindicato e os demais ainda precisam aguardar. Não faremos divulgação de listas de envolvidos para manter o sigilo das informações.

Mais informações sobre a ação:

Dúvidas sobre a ação do retroativo? Leia e fique por dentro!

Novidade na ação do retroativo!