SindSaude Sábado, 22 de setembro de 2018

• 20/04/2018

Brava gente da Saúde desaprova gestão Caputo-Richa

Rejeição aos dois supera os 75%

O Sindicato convocou e a categoria participou em peso da enquete para avaliar as gestões do ex-secretário-caçador-de-votos, Michele Caputo, e do ex-governador Beto Richa. Ao todo foram cerca de três mil votos. E o resultado não foi nada bom para a dupla: 76% desaprovam a gestão Caputo e 77% desaprovam a gestão Richa.

Basta um breve resgate para entender o porquê da gestão de Caputo à frente da Secretaria da Saúde ser tão rejeitada. Para começo de conversa o ex-secretário recebeu as/os servidoras/es pouquíssimas vezes. Sempre esteve mais preocupado em caçar apoio político. O discurso de que era a favor da redução da jornada e de que iria resgatar o papel das regionais era só jogo de cena. As/os trabalhadoras/es continuam adoecendo de tanto trabalhar e as regionais seguem sucateadas.

Já entender porque a gestão do ex-governador desagradou tanto a brava gente da saúde é mais fácil ainda. Para não falar nos sucessivos calotes que renderam um arrocho salarial de 12%, a gestão das unidades próprias foi pífia. O único hospital inaugurado por Richa, em Telêmaco Borba, estava praticamente pronto em 2010. Na realidade até hoje ele ainda não recebeu pacientes. Tudo isso pra não falar no fatídico massacre de 29 de abril de 2015.

Mas o pior de tudo é que tanto Richa como Caputo, mesmo com tamanha falta de credibilidade entre as/os servidoras/es, vão se candidatar para o Senado e Assembleia Legislativa respectivamente. Certamente eles vão se valer de discursos fantasiosos para dizer que seus governos foram um conto de fadas.

Cabe a nós conversar com amigos e familiares e dizer o que esses dois aprontaram nesses sete anos.