SindSaude Quinta-feira, 19 de julho de 2018

Notícias

Imprimir
  • 18/04/2018

    Farinha do mesmo saco

    Farinha do mesmo saco
    Cida Borghetti não mudará o quadro de congelamento de salários?

    O salário está sem reajuste há 28 meses. As perdas hoje acumulam 12,8% e sem perspectiva de ter o direito à revisão salarial. Surgem boatos aqui e ali de que a política de arrocho vai continuar. Enquanto os boatos correm soltos, o novo secretário de Saúde e a governadora sequer marcam reunião para saber da nossas reivindicações.

    Ação – A nossa ação jurídica para reaver o direito de ter a data-base anual espera julgamento. Mas sabemos que o Supremo Tribunal Federal – STF – congelou todas as decisões até que os ministros decidam sobre o assunto. Quando essa decisão sair valerá para todas as ações de Norte a Sul do país.

    O que nos espera para 2019? – A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO – para 2019 chegou à Assembleia Legislativa. Pelo texto da proposta de lei as/os servidores/as irão para o quarto ano seguido sem reajuste.

    Mas Cida Borghetti quer ganhar tempo, aproveita o suspense para conceder avanços pontuais a algumas carreiras, como fez com uma parcela pequena dos funcionários temporários da Educação e com as merendeiras.

    Parece que nada muda com a nova governadora. Ou seja, a continuidade da política de arrocho do governo Richa é evidente nas ações da governadora Aparecida.

    Supreender – Será surpresa se a governadora mudar o rumo e receber o SindSaúde e nossa assessoria econômica e ouvir que a receita permite aplicar a lei da data-base já.

    Teatro - É impressionante ver o quanto essas/es políticas/os mudam de opinião conforme o interesse. Quando fala do aumento das receitas, a governadora diz que a “economia brasileira deu sinais de recuperação em 2017” e, por isso, o governo pode investir mais. Investir em que? Se quando se aborda o tema reajuste salarial começa a enganação. Parece que são dois estados distintos.

    Calendário Temos de usar esse tempo que a governadora quer a nosso favor. No dia 28 de abril a brava gente da saúde tem assembleia. Mais uma oportunidade para traçar as nossas estratégias. Tanta indignação precisa ser canalizada. O medo nos torna presas fáceis. Mas para agir é preciso união e organização. Esse é o desafio que cada um de nós tem até o dia 28.

    Converse com os seus colegas, ajude a organizar a sua caravana.
    Assembleia sábado – 28 de abril – às 8h30
    Clube dos Subtenentes – Rua Comendador Fontana, 57 – Curitiba


Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.

Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br

DOHMS