SindSaude Quinta-feira, 26 de abril de 2018

• 03/04/2018

Anvisa afrouxa as regras para uso do agrotóxico paraquate

Agronegócio comemora resultado da pressão

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – recuou da decisão tomada em setembro passado e liberou o uso do agrotóxico paraquate. Nenhum agrotóxico faz bem ao organismo, isso é fato, mas este produto – bem popular nas lavouras como desumidificador – não só acelera a maturação de plantas antes da colheita, como provoca a morte em caso de intoxicação grave.

A dessecação ou desumidificação é um procedimento utilizado em lavouras de larga escala como soja e milho, e estima-se que 60% do paraquate consumido no Brasil seja usado com esse fim. O detalhe é que o Paraquate também causa o aumento da incidência da doença de Parkinson.

Com este governo federal, a Anvisa afrouxou mesmo o sutiã. Porque no ano passado, a Agência já indicara a proibição do produto. O argumento foi que havia associação – do ponto de vista científico – entre a exposição ao Paraquate e a doença de Parkinson.

A Agência levava a sério a saúde da população. O tema foi avaliado e reavaliado com sentenças definitivas pela Anvisa contra o uso do paraquate, ratificado em setembro passado. Pois bem, o veto durou pouco mais de dois meses. A própria Anvisa mudou o seu parecer em fins de novembro, autorizando o uso do composto como dessecante até 2020. Além disso, a agência suavizou textos que devem ser exibidos no rótulo do agrotóxico.

A pressão do agronegócio funcionou super bem. Houve comemoração não só dos latifundiários como também do Ministério da Agricultura. A mudança de posição da Anvisa só foi possível graças ao lobby dos fabricantes e vendedores de produtos à base de paraquate.

Para o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Eduardo Rangel, “prevaleceu o bom senso”. Aí é de lascar!

Leia AQUI a matéria completa sobre mais esse descalabro do governo federal.