Na saúde vivemos o caótico quadro do abandono pelo governo Richa. No ensino superior se replica o mesmo objetivo da gestão. Destruir o nosso patrimônio e nossa capacidade de ter universidade como espaço de desenvolvimento social de ampliação do debate histórico, econômico, político e cultural do Estado do Paraná e do Brasil.
Esse governo Richa, do PSDB, quer cortar na raiz a disseminação do conhecimento e do acesso democrático ao ensino de terceiro grau. É um governo que se lixa pra Saúde e detona a Educação. Abriu uma verdadeira guerra contra as/os educadoras/es de toda a rede estadual de ensino: fundamental, médio e universitário.
O governador baixou decreto para contratação de docentes temporários. Só que esse decreto não supre a demanda das universidades. Com a síndrome da economia – poupar para injetar na campanha ao Senado – o decreto do quase ex-governador não resolve o problema do déficit de professoras/es, uma vez que autoriza carga horária bem inferior as necessidades solicitadas pelas reitorias.
Com isso, a UEL – Universidade Estadual de Londrina – a Unespar – Universidade Estadual do Paraná – e a Unicentro - a Universidade Estadual do Centro Oeste – já suspenderam o calendário do ano letivo.
Leia a matéria completa AQUI.
*Às 17h, pouco antes de publicarmos essa matéria, veio a notícia de que o governador Carlos Alberto Richa havia recuado e autorizado a contratação de mais professoras/es.
Leia a matéria completa AQUI
Esta matéria pode ser reproduzida desde que citada a fonte.
Av. Marechal Deodoro, 314, 8º andar, conjunto 801 - Edifício Tibagi, Curitiba, PR CEP: 80010-010 Telefone: (41) 3322-0921 E-mail: contato@sindsaudepr.org.br